O impacto da pandêmica COVID-19 na iniciação científica brasileira: ponto de vista de estudantes de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.181236

Palavras-chave:

Educação de graduação em medicina, Pesquisa biomédica, Bolsas acadêmicas, Pandemia, COVID-19

Resumo

Introdução: A pandemia pelo COVID-19 e suas medidas de controle, não vivenciadas no mundo nos últimos cem anos, impactou a produção científica acadêmica, a qual, no Brasil, já se encontrava em processo de erosão progressiva de seus alicerces. Por conseguinte, a iniciação científica durante a graduação, extremamente benéfica na formação médica, que é dependente de fomento e estrutura institucional, sofreu um impacto negativo com as medidas restritivas. 

Objetivo: O artigo discorre em um ponto de vista de estudantes de medicina, envolvidos em pesquisas, acerca do panorama da produção científica acadêmica brasileira e o impacto perante a pandemia COVID-19 em seus múltiplos aspectos.

Discussão: A falta de uma iniciação científica efetiva é um dos muitos fatores que levam ao declínio do número de médicos pesquisadores. Nesse ínterim, o modo como a iniciação científica está inserida, como parte de um currículo paralelo, e toda uma estrutura de produção pública sucateada são aspectos danosos, crônicos e dignos de nota. O aparato de produção científica nacional é majoritariamente estruturado nas instituições de ensino superior e institutos de pesquisa, ambas públicas. No âmbito da graduação, pode ser didaticamente subdividido em quatro pilares: fomento, estrutura, proatividade do estudante e aptidão do orientador. A pandemia do COVID-19 tem sido um golpe adicional a essa estrutura debilitada e frágil. A iniciação científica foi, com isso, negativamente impactada. A opinião pública e aspectos políticos influenciam adicionalmente em um imbróglio de “negacionismo científico” e anseio por informações e soluções eficazes para o problema inédito de uma pandemia dessa proporção.

Conclusão: Percebe-se que produção científica nacional é colocada numa situação de sobrevivência diante de novos desafios postos pela pandemia. Da mesma forma, a iniciação científica é cada vez menos estimuladora durante a graduação, apesar de ser uma experiência de grande valor na formação médica e pessoal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo Alexandre Rancan, Faculdade de Medicina de Marília - Famema

    Undergraduate student

  • Eloísa Ianes Frota , Marília Medical School

    Undergraduate student

  • Tábata Marina Nóbrega de Freitas , Marília Medical School

    Undergraduate student

  • Agnaldo Bruno Chies, Marília Medical School

    PhD, Professor, Discipline of Pharmacology

  • Orlando de Castro-e-Silva Júnior, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

    PhD, Full Professor

Referências

Morens DM, Folkers GK, Fauci AS. What Is a Pandemic? J INFECT DIS. 2009 Oct;200(7):1018-21.

Wang C, Horby PW, Hayden FG, Gao GF. A novel coronavirus outbreak of global health concern. The Lancet. 2020 Feb;395(10223):470-3.

Cucinotta D, Vanelli M. WHO Declares COVID-19 a Pandemic. Acta Biomed. 2020 03 19;91(1):157-60.

Garrison HH, Deschamps AM. NIH research funding and early career physician scientists: continuing challenges in the 21st century. FASEB j. 2014 Mar;28(3):1049-58.

Nel D, Burman RJ, Hoffman R, Randera-Rees S. The attitudes of medical students to research. S Afr Med J. 2013 Dec 6;104(1):33.

Saraiva, JL. Papel da extensão universitária na formação de estudantes e professores. Brasília méd. 2007;44(3):225-233.

Pruskil S, Burgwinkel P, Georg W, Keil T, Kiessling C. Medical students’ attitudes towards science and involvement in research activities: A comparative study with students from a reformed and a traditional curriculum. Medical Teacher. 2009 Jan;31(6):e254-e259.

Abu-Zaid A, Alkattan K. Integration of scientific research training into undergraduate medical education: a reminder call. Medical Education Online. 2013 Jan;18(1):22832.

Resende J, Alves R, Coutinho M, Bragagnoli G, Araújo C. Importância da Iniciação Científica e Projetos de Extensão para Graduação em Medicina. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. 2013 May 31;17(1):11-8.

Frenk J, Chen L, Bhutta ZA, Cohen J, Crisp N, Evans T, et al. Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. The Lancet. 2010 Dec;376(9756):1923-58.

Peres CM, Andrade AdS, Garcia SB. Atividades extracurriculares: multiplicidade e diferenciação necessárias ao currícu. Rev bras educ med. 2007 Dec;31(3):203-11.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq [internet]. Mapa de Investimentos [cited 2021 Mar 19]. Available from: http://efomento.cnpq.br/efomento/distribuicaoGeografica/distribuicaoGeografica.do?metodo=apresentar.

Marsilli LRB, Smecellato FB, Silva Júnior OdCe. Medical education in COVID-19 pandemic: medical students' point of view. Medicina (Ribeirão Preto). 2020 Dec 11;53(4):490-4.

Alves Filho A, Araújo FR, Macedo MN, Araújo, MAD. Universidades Públicas Federais no Enfrentamento ao Coronavírus: mobilização e construção de capacidades e lições aprendidas. Natal: EDUFRN, 2020.

Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia. Portaria nº 816, de 17 de dezembro de 2002. Aprovar o Regimento Interno do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq [internet]. São Paulo: CNPQ. [cited 2021 Jan 21]. Available from: http://centrodememoria.cnpq.br/port816.html

Coccia M. World-System Theory: A sociopolitical approach to explain World economic development in a capitalistic economy, Journal of Economics and Political Economy. 2018 vol. 5, n. 4, pp. 459-465.

Coeli CM, Carvalho MS, Lima LDd. Inovação, qualidade e quantidade: escolha dois. Cad Saúde Pública. 2016;32(1):1-2.

Zanolli MB, Boshuizen HPA, Grave WSD. Students' and Tutors' Perceptions of Problems in PBL Tutorial Groups at a Brazilian Medical School. Education for Health: Change in Learning & Practice. 2002 Jul 1;15(2):189-201.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq [internet]. Bolsas e Auxílios Vigentes [cited 2021 Mar 19]. Available from: http://memoria2.cnpq.br/bolsistas-vigentes/.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq [internet]. PIBIC Nº 10/2020 - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2020 - 2021 [cited 2021 Mar 19]. Available from: http://portal.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&idDivulgacao=9483&filtro=resultados&detalha=chamadaDetalhada&exibe=exibe&id=156-120-6829&idResultado=156-120-6829.

Santana ACDA, Castro e Silva Jr O. Social impact of research in the university. Medicina (Ribeirão Preto) 2010;43(4): 455-8.

Lisboa TC, Kanaane R, Ortigoso SAF. Manual de treinamento: como desenvolver programas de capacitação, treinamento e desenvolvimento do potencial humano. São Paulo: Gen/ Atlas, 2018. Boletim - Academia Paulista de Psicologia, 38(95), 278-279. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2018000200016&lng=pt&tlng=pt.

De Negri F, Koeller P. Políticas públicas para pesquisa e inovação em face da crise da COVID-19. Nota Técnica # 64. IPEA. 2020.

Payne AA, Siow A. Does Federal Research Funding Increase University Research Output? Advances in Economic Analysis & Policy. 2003 May 14;3(1).

Tenório MdP, Beraldi G. Iniciação científica no Brasil e nos cursos de medicina. Rev Assoc Med Bras. 2010;56(4):390-3.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Nota técnica nº 3/2020, processo n° 25351.910775/2020-98, de 23 de março de 2020. Orientações aos patrocinadores, centros e investigadores envolvidos na condução de pesquisas clínicas autorizadas pela Anvisa. Ministério da Saúde, março de 2020. Available from: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/arquivos-noticias-anvisa/795json-file-1

US Food and Drug Administration. FDA Guidance on Conduct of Clinical Trials of Medical Products During COVID-19 Pandemic: Guidance for Industry, Investigators, and Institutional Review Boards [Updated on April 16, 2020]. In United States. Food and Drug Administration. United States. Food and Drug Administration. 2020, April.

Angelo C. Brazilian scientists reeling as federal funds slashed by nearly half. Nature. 2017 Apr 3. Available from: https://www.nature.com/news/brazilian-scientists-reeling-as-federal-funds-slashed-by-nearly-half-1.21766.

Escobar H. Budget cap would stifle Brazilian science, critics say. Science. 2016 Oct 18. Available from: https://www.sciencemag.org/news/2016/10/budget-cap-would-stifle-brazilian-science-critics-say.

Porto Mayla Yara. Uma revolta popular contra a vacinação. Cienc. Cult. [Internet]. 2003 Jan [cited 2021 Jan 21] ; 55( 1 ): 53-54. Available from: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252003000100032&lng=en.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde

Como Citar

1.
Alexandre Rancan E, Frota EI, Freitas TMN de, Chies AB, Castro-e-Silva Júnior O de. O impacto da pandêmica COVID-19 na iniciação científica brasileira: ponto de vista de estudantes de medicina. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de dezembro de 2021 [citado 28º de abril de 2024];54(4):e-181236. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/181236