Desempenho no teste do progresso e coeficiente de rendimento final de curso são preditores de aprovação na residência médica?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2022.182110

Palavras-chave:

Educação médica, Aprendizagem baseada em problemas, Avaliação de desempenho profissional, Currículo

Resumo

Introdução: O teste do progresso (TP) é uma avaliação longitudinal e com conteúdo de final de curso cujo objetivo é acompanhar o ganho de desempenho dos estudantes e auxiliar na gestão de currículo. O papel preditivo do TP nos processos seletivos ao final do curso de Medicina vem sendo estudado com grande interesse. Objetivo: Avaliar a associação do desempenho longitudinal dos estudantes de medicina no TP em um período de seis anos e do coeficiente de rendimento final no curso com a aprovação na seleção para Residência Médica (RM). Método: Estudo longitudinal desenvolvido na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), onde foram acompanhadas as trajetórias de estudantes de medicina que concluíram o curso nos anos de 2018 e 2019 em relação ao desempenho no TP e coeficiente de rendimento final. Os dados foram extraídos da base de dados do registro acadêmico da FPS no sistema Lyceum. As informações sobre a realização e resultado no processo seletivo de RM foram obtidas no site da instituição organizadora. Para análise bivariada foi usado o teste Qui-quadrado de Pearson e o Teste exato de Fisher quando aplicado e foi utilizado teste T para comparação de médias. Foi considerado o nível de significância de 95%. Resultados: Foram avaliados 293 estudantes respeitando-se os critérios de inclusão/exclusão. A média de idade foi de 26,36 (±3,29) anos e com predomínio do sexo feminino (76%). Observou-se que 96 (33%) estudantes optaram por não ingressar imediatamente ao término do curso em programa de RM, e este comportamento esteve mais associado com a média de idade mais elevada no momento da conclusão do curso (p=0,02). Observou-se associação entre a média do TP e aprovação na RM (p<0,001), não sendo observada essa associação com o coeficiente de rendimento final (p=0,71). Conclusão: Este estudo mostrou associação entre o desempenho no TP ao longo dos seis anos do curso de Medicina e aprovação na prova de RM. Tal associação não foi identificada com o coeficiente de rendimento geral do curso. Destacamos a importância de atribuir motivação à realização do TP com cada vez mais destaque a sua função formativa e primordial no processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • Carlos Vinícius Pacheco dos Santos Guaraná, Faculdade Pernambucana de Saúde, Recife, (PE), Brasil.

    Médico Residente em Anestesiologia

  • Taciana Barbosa Duque, Faculdade Pernambucana de Saúde. Coordenação de Avaliação, Recife, (PE), Brasil.

    Doutora em Medicina

  • Tereza Rebecca de Melo e Lima, Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira (IMIP). Departamento de Pediatria, Recife, (PE), Brasil.

    Doutora em Saúde Materno Infantil

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Publicado

2022-07-04 — Atualizado em 2022-07-06

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Guaraná CVP dos S, Duque TB, Lima TR de M e. Desempenho no teste do progresso e coeficiente de rendimento final de curso são preditores de aprovação na residência médica?. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 6º de julho de 2022 [citado 25º de abril de 2024];55(2):e-182110. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/182110