Arquitetar para ensinar: design instrucional no ensino remoto

Autores

  • Anamaria Siriani de Oliveira Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Ciências da Saúde. Ribeirão Preto, (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5854-0016
  • Lúcia de Rezende Jayme Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Escritório de Relações Internacionais e Centro de Desenvolvimento. Ribeirão Preto, (SP), Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4281-6409
  • Fausto Almeida Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Bioquímica e Imunologia. Ribeirão Preto, (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3782-3698
  • Fábio Carmona Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Puericultura e Pediatria. Ribeirão Preto, (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5743-0325

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.184766

Palavras-chave:

Educação à Distância, Aprendizagem Online, Planejamento, Inclusão Educacional, Avaliação Educacional, COVID-19

Resumo

A pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) impôs um cenário mundial de isolamento social e suspensão de atividades didáticas presenciais em todos os níveis de ensino. Isto levou à adoção emergencial de estratégias de ensino remoto para dar continuidade, ainda que de forma limitada, às atividades didáticas. Por outro lado, boa parte dos professores, em todos os níveis de ensino, possuía pouco ou nenhum conhecimento e experiência com o ensino remoto. Embora as instituições de ensino tenham oferecido suporte, em maior ou menor grau, coube individualmente ao docente a maior parte da tarefa de se capacitar, preparar e oferecer suas unidades de ensino. Além disso, muitos cursos foram transferidos para o ambiente virtual sem as devidas adaptações, o que pode resultar em piores resultados de aprendizagem. Embora existam diferentes metodologias para planejar e implantar o ensino à distância, usando plataformas baseadas na rede mundial de computadores, o modelo ADDIE é bastante popular e relativamente simples de ser implantado e, por isso, foi escolhido para o desenvolvimento deste artigo. Dessa forma, apresentamos as etapas de análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação de curso oferecido de forma online. Além disso, incluímos elementos práticos como indicação de equipamentos, softwares, links e sugestões para completar estas etapas.

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Biografia do Autor

Anamaria Siriani de Oliveira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Ciências da Saúde. Ribeirão Preto, (SP), Brasil.

Professora Associada do Departamento de Ciências da Saúde

Lúcia de Rezende Jayme, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Escritório de Relações Internacionais e Centro de Desenvolvimento. Ribeirão Preto, (SP), Brasil.

Docente

Fausto Almeida, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Bioquímica e Imunologia. Ribeirão Preto, (SP), Brasil.

Professor Doutor do Departamento de Bioquímica e Imunologia

Fábio Carmona, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Puericultura e Pediatria. Ribeirão Preto, (SP), Brasil.

Professor Associado do Departamento de Puericultura e Pediatria

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Publicado

2021-08-20 — Atualizado em 2021-08-23

Como Citar

1.
Oliveira AS de, Jayme L de R, Almeida F, Carmona F. Arquitetar para ensinar: design instrucional no ensino remoto. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 23 de agosto de 2021 [citado 17 de outubro de 2021];54(Supl 1):e-184766. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/184766
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