Avaliação de Programas Educacionais no Contexto da Educação Remota e COVID 19

Autores

  • Francisco José Candido dos Reis Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Ginecologia e Obstetrícia. Ribeirão Preto, (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0001-5758-5917
  • Anderson Marliere Navarro Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Ciências da Saúd., Ribeirão Preto, (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0001-9127-3001

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.184768

Palavras-chave:

Avaliação de programas educacionais, Educação à distância, Covid-19

Resumo

No início de 2020 o mundo foi surpreendido pelo surgimento e rápido avanço da Covid-19. O impacto sobre os programas educacionais foi enorme. Sendo o distanciamento social uma das poucas formas de mitigar o avanço da pandemia, o ensino remoto emergencial (ERE) passou a ser uma imposição. Neste contexto ganha grande relevância avaliar estas iniciativas a fim de promover rapidamente as mudanças necessárias para que se consiga, minimamente, cumprir os objetivos dos programas educacionais.

Neste artigo discutiremos os fundamentos para a avaliação de programas educacionais no contexto da ERE e da Covid-19. Apresentaremos os princípios básicos de uma avaliação de programas educacionais que são aplicáveis desde a uma aula isoladamente, até ao curso como um todo. Discutiremos a aplicação dos modelos experimentais, Kirkpatrick, modelo lógico e CIPP (Contexto, Insumo, Processo e Produto).

A avaliação das atividades educacionais que utilizaram o ERE, implementado durante a pandemia em 2020, é uma oportunidade para rever práticas e induzir mudanças substanciais no processo de formação das próximas gerações de profissionais da saúde e dos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Zhou F, Yu T, Du R, Fan G, Liu Y, Liu Z, et al. Clinical course and risk factors for mortality of adult inpatients with COVID-19 in Wuhan, China: a retrospective cohort study. Lancet Lond Engl. 2020 28;395(10229):1054–62.

Bedford J, Enria D, Giesecke J, Heymann DL, Ihekweazu C, Kobinger G, et al. COVID-19: towards controlling of a pandemic. Lancet Lond Engl. 2020 28;395(10229):1015–8.

Koo JR, Cook AR, Park M, Sun Y, Sun H, Lim JT, et al. Interventions to mitigate early spread of SARS-CoV-2 in Singapore: a modelling study. Lancet Infect Dis. 2020 Jun 1;20(6):678–88.

Goldie J. AMEE Education Guide no. 29: Evaluating educational programmes. Med Teach. 2006 Jan 1;28(3):210–24.

Frye AW, Hemmer PA. Program evaluation models and related theories: AMEE guide no. 67. Med Teach. 2012;34(5):e288-299.

Tavano PT, Almeida MI. Curso Experimental de Medicina na FMUSP e suas conjecturas de implementação. Khronos. 2017;(4):84–101.

Troncon LE de A, Figueiredo JFC, Rodrigues M de LV, Piccinato CE, Peres LC, Cianflone ARL, et al. Avaliação de uma Reestruturação Curricular na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto: Influência sobre o Desempenho dos Graduandos. Rev Bras Educ Médica. 2004 Aug;28(2):145–55.

Kirkpatrick D. Great Ideas Revisited. Techniques for Evaluating Training Programs. Revisiting Kirkpatrick’s Four-Level Model. Train Dev. 1996;50(1):54–9.

Frechtling JA. Logic Modeling Methods in Program Evaluation. 1a edição. San Francisco: Jossey-Bass; 2007.

Stufflebeam DL, Shinkfield AJ. Evaluation Theory Models and Application. 1st edition. San Francisco, Calif.: Jossey-Bass; 2007. 768 p.

Guiding Principles for Evaluators [Internet]. [cited 2021 Feb 16]. Available from: https://www.eval.org/About/Guiding-Principles

Hardavella G, Aamli-Gaagnat A, Saad N, Rousalova I, Sreter KB. How to give and receive feedback effectively. Breathe. 2017 Dec;13(4):327–33.

Downloads

Publicado

2021-08-20

Como Citar

1.
Reis FJC dos, Navarro AM. Avaliação de Programas Educacionais no Contexto da Educação Remota e COVID 19. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 20 de agosto de 2021 [citado 3 de dezembro de 2021];54(Supl 1):e-184768. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/184768
Bookmark and Share