Avaliação do Estudante na Educação remota (ER) e à Distância (EAD): como desenvolver de modo efetivo, enfatizando a devolutiva

Autores

  • Fábio Antônio Perecim Volpe Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Divisão de Cirurgia Pediátrica, Departamento de Cirurgia e Anatomia, Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino. https://orcid.org/0000-0001-5743-0325
  • Silvana Maria Quintana Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Setor de Obstetrícia, Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino. https://orcid.org/0000-0002-9311-786X
  • Marcos de Carvalho Borges Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Divisão de Emergências Clínicas, Departamento de Clínica Médica https://orcid.org/0000-0001-6280-0714
  • Luiz Ernesto de Almeida Troncon Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Divisão de Gastroenterologia, Departamento de Clínica Médica. https://orcid.org/0000-0002-8599-2410

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.184773

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Avaliação do estudante, Educação profissional, Educação à distância, Covid-19, Avaliação formativa

Resumo

A avaliação do estudante, que constitui parte essencial da sua educação, sobretudo nas profissões da saúde, vem sofrendo grandes avanços nos seus conceitos fundamentais e, sobretudo, na sua prática cotidiana. Boa parte dessas mudanças relaciona-se à crescente utilização de estratégias de ensino e aprendizagem mediadas pela tecnologia da informação e comunicação (educação à distância ou ensino remoto), que foi, mais recentemente, acelerada pela pandemia do COVID-19. Deve ser também destacado que parte dessas mudanças implicou em maior reconhecimento da grande efetividade da avaliação formativa, desenvolvida, sobretudo, por meio da prática da devolutiva (feedback) frequente e de boa qualidade, seguindo recomendações técnicas adequadas. Neste artigo, apresentam-se alguns conceitos básicos de avaliação educacional e da avaliação do estudante, discute-se o papel estratégico da avaliação formativa e o poder da devolutiva (feedback), descrevem-se algumas das características da devolutiva efetiva e as correspondentes recomendações para a sua prática e descreve-se brevemente um conjunto de sugestões sobre possíveis maneiras efetivas de praticar a avaliação do estudante na educação remota e à distância, com ênfase na finalidade formativa, mas sem desconsiderar a somativa, que implica na tomada de decisões como aprovação ou reprovação.

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Publicado

2021-08-20 — Atualizado em 2021-08-23

Como Citar

1.
Volpe FAP, Quintana SM, Borges M de C, Troncon LE de A. Avaliação do Estudante na Educação remota (ER) e à Distância (EAD): como desenvolver de modo efetivo, enfatizando a devolutiva. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 23 de agosto de 2021 [citado 4 de dezembro de 2021];54(Supl 1):e-184773. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/184773
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