Construção e validação de cenário de simulação médica no ensino de imunização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2022.192299

Palavras-chave:

Imunização, Treinamento por simulação, Atenção Primária à Saúde, Estudo de validação

Resumo

Introdução: No ensino médico, o uso da simulação clínica enquanto estratégia pedagógica tem sido cada vez mais presente nos currículos. Entretanto, ainda há uma lacuna sobre o uso da estratégia no ensino de tópicos de Atenção Primária à Saúde. Ao reconhecer as atribuições do profissional médico nesse contexto, torna-se necessário, cada vez mais, a oferta de experiências clínicas simuladas. Objetivo: O estudo teve por objetivo construir e validar três cenários de simulação clínica em imunização para o ensino médico. Material e métodos: Trata-se de um estudo descritivo, de construção e validação. Foram construídos e validados três cenários voltados à imunização na Atenção Primária à Saúde, a saber: imunização do adulto, da criança e da gestante. Todos os cenários foram elaborados com base em sete critérios: conhecimento prévio do aprendiz, objetivos de aprendizagem, fundamentação teórica, preparo do cenário, desenvolvimento do cenário, debriefing e avaliação. Participaram do estudo dezesseis profissionais de saúde. O Índice de Validação de Conteúdo (IVC) adotado foi de 0,80. Resultados: Os cenários obtiveram, em todos os itens, IVC entre 87,50% a 100%, julgados por médicos ou enfermeiros com experiência em simulação e titulação mínima de mestre na área da saúde. Conclusão: Os cenários poderão ser replicados tanto em pesquisas quanto no desenvolvimento de habilidades médicas em estudantes e profissionais. Desde que adaptados, esses cenários poderão, também, ser utilizados para o ensino em outros cursos e profissionais da área da saúde.

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Biografia do Autor

  • Raphael Raniere de Oliveira Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte

    Doutor em enfermagem

  • Lucas Gabriel Bezerra Romão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Escola Multicampi de Ciências Médicas, Caicó, (RN), Brasil.

    Acadêmico de medicina

  • José Sebastião de Araújo Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Escola Multicampi de Ciências Médicas, Caicó, (RN), Brasil.

    Acadêmico de medicina

  • Anna Santana Pereira Rolim de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Escola Multicampi de Ciências Médicas, Caicó, (RN), Brasil.

    Acadêmico de medicina

  • Bruno Oliveira Carreiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Escola Multicampi de Ciências Médicas, Caicó, (RN), Brasil.

     Médico

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Publicado

2022-11-09

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Costa RR de O, Romão LGB, Araújo Júnior JS de, Araújo ASPR de, Carreiro BO. Construção e validação de cenário de simulação médica no ensino de imunização. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 9º de novembro de 2022 [citado 2º de maio de 2024];55(3):e-192299. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/192299