O desenvolvimento de um modelo didático para facilitar a compreensão dos componentes e das relações anatômicas da orelha média

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2022.195275

Palavras-chave:

Modelos anatômicos, Educação , Ensino

Resumo

A orelha média é importante do ponto de vista anatômico e clínico, pois contém e permite a passagem de estruturas, além de estabelecer relações com outras regiões da cabeça. Porém, a orelha média é pequena e dissecação, o que dificulta seu estudo em cadáveres e a compreensão por parte dos alunos. Nesse contexto, docentes e discentes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná desenvolveram um modelo anatômico da cavidade timpânica, apresentando seus principais componentes membranáceos, ósseos, musculares e nervosos. Para a confecção da maquete, placas de acrílico transparente foram unidas formando um cubo, com cada placa representando uma das paredes da cavidade timpânica (exceto a parede tegmental). Tecidos elásticos foram colocados em orifícios feitos nas paredes membranácea e labiríntica para representação da membrana timpânica e da membrana timpânica secundária, respectivamente. Os ossículos da audição, músculos e nervos foram confeccionados em biscuit e posicionados no espaço interno do cubo, observando-se as características e a posição anatômica dessas estruturas na orelha média. A tuba auditiva foi representada pela colocação de um cone plástico projetando-se a partir da parede carótica. A confecção de modelos didáticos é uma alternativa de baixo custo para facilitar o ensino e a compreensão da Anatomia Humana. O aprendizado de conceitos básicos favorece o entendimento das correlações anatomoclínicas, melhorando a formação acadêmica dos profissionais de saúde.

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Biografia do Autor

  • Rodrigo Rodrigues da Costa Gomes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas, (PR), Brasil

    Acadêmicos do curso de Medicina

  • Monique Evelyn Venturin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas, (PR), Brasil

    Acadêmicos do curso de Medicina

  • Gabriel Schorr, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas, (PR), Brasil

    Acadêmicos do curso de Medicina

  • Rodrigo Bianchi Zancanaro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas, (PR), Brasil

    Acadêmicos do curso de Medicina,

  • Lígia Aline Centenaro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas, (PR), Brasil

    Doutora em Neurociências

  • Aline Barbosa Macedo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas, (PR), Brasil

    Doutora em Biologia Celular e Estrutural

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Publicado

2022-11-09

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde

Como Citar

1.
Gomes RR da C, Venturin ME, Schorr G, Zancanaro RB, Centenaro LA, Macedo AB. O desenvolvimento de um modelo didático para facilitar a compreensão dos componentes e das relações anatômicas da orelha média. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 9º de novembro de 2022 [citado 2º de maio de 2024];55(3):e-195275. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/195275