A experiência da Unifesp Baixada Santista na Educação Interprofissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2022.195979

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Currículo, Docente

Resumo

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) campus da Baixada Santista é uma instituição de ensino brasileira que apresenta experiência relevante no processo de implementação da Educação Interprofissional (EIP). Há aproximadamente 15 anos esta universidade vem investindo em mudanças no seu projeto pedagógico com a intencionalidade de incorporar a EIP na perspectiva da integralidade do cuidado, consoante as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A prática profissional; a interdisciplinaridade; a interprofissionalidade; a postura ativa do estudante na construção de conhecimento; a postura mediadora do docente no processo de ensino- aprendizagem; a integração com a comunidade; a aprendizagem colaborativa; o ensino, pesquisa e extensão; a mobilidade acadêmica; o desenvolvimento docente; a dinamicidade do plano pedagógico constituem-se os marcos orientadores para o êxito da Unifesp Baixada Santista no tema da EIP. Diante disso, este trabalho tem como finalidade apresentar a experiência desta universidade no processo de implementação da EIP em seu projeto pedagógico. Fundamentada em evidências científicas, a Unifesp Baixada Santista avança na implementação da EIP nos desenhos curriculares dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social, por já ter alcançado efeitos promissores no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, bem como na formação docente e no trabalho em saúde, em direção a uma prática mais colaborativa e interprofissional. Sistematizado em quatro eixos de formação, o currículo dos cursos da saúde desta instituição demonstra claramente a intencionalidade da aplicação da EIP e identifica no PET- Saúde/Interprofissionalidade um importante programa para apoiá-la neste processo. A Unifesp Baixada Santista reconhece que há desafios nesta experiência, como o desenvolvimento docente, a organização do estágio curricular interprofissional e o envolvimento dos gestores, dos municípios e do apoio e da integração institucional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Batista, N. A., Rossit, R. A. S., Batista, S. H. S. D. S., Silva, C. C. B. D., Uchôa-Figueiredo, L. D. R., & Poletto, P. R. (2018). Educação interprofissional na formação em saúde: a experiência da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, Santos, Brasil. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 22, 1705-1715.

Parreira, C. M. D. S. F., Agreli, H. F., da Silva, J. A. M., Freire Filho, J. R., da Costa, M. V., Batista, N. A., ...& Batista, S. H. (2017). Educación interprofesional en Brasil. MANUAL DE EDUCACIÓN INTERPROFESIONAL SANITARIA.

Chriguer, R. S., Aveiro, M. C., Batista, S. H. S. D. S., & Garbus, R. B. D. S. C. (2021). O PET-Saúde Interprofissionalidade e as ações em tempos de pandemia: perspectivas docentes. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 25, e210153.

Downloads

Publicado

2022-07-06

Como Citar

1.
Chriguer RS. A experiência da Unifesp Baixada Santista na Educação Interprofissional. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 6º de julho de 2022 [citado 19º de abril de 2024];55(2):e-195979. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/195979