Métodos de avaliação cognitiva de pacientes com Síndrome de Apert e de Crouzon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2023.203361

Palavras-chave:

Apert, Crouzon, Neuropsicologia, Testes, Desenvolvimento

Resumo

Introdução: A Craniossinostose Coronal bilateral implica em diminuição do Perímetro Craniano (PC) no eixo ântero-posterior (Braquicefalia) e frequentemente se associa ao aumento do eixo céfalo-caudal (vertical-altura) do crânio (Turricefalia), sendo um dos achados mais comuns nas Síndromes de Crouzon e Apert. Objetivo: Identificar, analisar e sintetizar os métodos de avaliação cognitiva apropriados para o acompanhamento da evolução de pacientes com cranioestenoses sindrômicas, em particular as síndromes de Apert e de Crouzon. Método: Trata-se de uma revisão de escopo. Para a formulação da pergunta norteadora da pesquisa e da estratégia de busca, foi utilizada a estratégia Population [((Apert OR Crouzon) AND (Disease OR Syndrom*))], Concept [((cognit* OR neurobehavioral OR neurocognit* OR neuropsyc*) AND (evaluation OR evaluations OR assessment OR “test” OR tests OR status OR development OR disorder OR disorders OR impairment OR impairments OR impaired OR function OR functions))] e Context (em qualquer contexto). Foram inclusos os artigos escritos em inglês, português e espanhol em qualquer período. A busca foi realizada nas bases de dados: Embase, Scopus, PubMed/MEDLINE e rede BVS Salud. Resultados: Inúmeros testes de avaliação cognitiva validados internacionalmente foram aplicados aos pacientes com Apert e Crouzon, mas não se observou uma padronização (protocolo) seguida pelas várias unidades de assistência. Dos 75 tipos de Testes Cognitivos aplicados houve o predomínio da Escala de Inteligência de Wechsler (e seus subtestes), 50%. Na população avaliada predominou duas faixas etárias: escolares e adolescentes. As crianças com Apert e Crouzon obtiveram escores piores nos transtornos de socialização, atenção e internalização quando comparadas com o grupo normativo, sendo os piores resultados encontrados em Apert. Fatores que interferem no desenvolvimento neuropsicomotor: pressão intracraniana, malformações encefálicas, genética, idade na correção cirúrgica (postergação da primeira cirurgia após um ano de idade associou-se a um quociente de inteligência mais baixo), institucionalização, ambiente familiar, escolaridade dos cuidadores e nível socioeconômico. Considerações finais: os resultados obtidos contribuíram para maior conhecimento do perfil cognitivo dos pacientes com estas síndromes. Somente conhecendo as habilidades e dificuldades neuropsicomotoras, cognitivas e psicossociais dos pacientes com Apert e Crouzon é que as equipes de saúde, da escola e de cuidadores poderão entender melhor a capacidade perceptiva destes no processo de aprendizado e estarão mais aptas em atender as necessidades especiais destes pacientes e poderão ofertar os estímulos mais adequados no momento mais oportuno.

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Biografia do Autor

  • Adriana Lovalho, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, (SP), Brasil

    Mestre em Medicina

  • Augusto Barreto, Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru, Bauru, (SP), Brasil.

    Graduando em Medicina

  • Gustavo Astolfi, Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru, Bauru, (SP), Brasil.

    Graduando em Medicina.

  • Alessandra Mazzo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru, Bauru, (SP), Brasil.

    Doutorado

  • Adriano Yacubian Fernandes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru, Bauru, (SP), Brasil.

    Livre Docente. Professor Associado

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Publicado

2023-04-14

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Artigo de Revisão

Como Citar

1.
Lovalho A, Barreto A de F, Astolfi GHB, Mazzo A, Fernandes AY. Métodos de avaliação cognitiva de pacientes com Síndrome de Apert e de Crouzon. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 14º de abril de 2023 [citado 24º de abril de 2024];56(1):e-203361. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/203361