Avaliação de impacto da atividade “journal club” no conhecimento de metodologia científica entre os estudantes de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2023.209299

Palavras-chave:

Medicina baseada em evidências, Educação de graduação em medicina, Disseminação de informação

Resumo

Introdução: O Journal Club é um ambiente para troca de informações dentro do contexto médico, diante de uma literatura atualizada e medicina baseada em evidências. Tendo em vista a importância da atualização constante de conhecimentos adquiridos e o cenário de isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19, o evento Journal Club foi realizado virtualmente, com o objetivo de ampliar o entendimento sobre metodologia científica entre estudantes de medicina por meio da compreensão das diferenças de cada tipo de estudo da pirâmide de evidências a partir da leitura e discussão de artigos científicos. Metodologia: Estudo analítico, prospectivo e transversal realizado em outubro de 2021. O evento Journal Club ocorreu em nove aulas onde foram abordados cada tipo de estudo
da pirâmide de evidência. A amostra foi composta por 20 estudantes de medicina. Um questionário foi aplicado no início e ao final do evento para avaliar o conhecimento dos participantes a partir das aulas ministradas, e foi dividido em duas partes, a primeira com dados de identificação do participante e a segunda com 19 questões sobre os tipos
de estudos presentes na pirâmide de evidência. Resultados: Observou-se que, após a análise do questionário pré e pós-evento, dentre as 19 questões realizadas, houve um aumento de acertos em 17 entre as quais 3 obtiveram um valor estatístico significativo: questões 1 (p= 0,031), 15 (p=0,039) e 18 (p= 0,016). Discussão: Notou-se aumento dos acertos de questões entre o pré e pós-aulas, podendo indicar uma melhora no entendimento por parte dos acadêmicos acerca do assunto. Além disso, o estudo mostrou uma baixa atuação dos acadêmicos em pesquisas científicas (apenas 25% já se envolveram em algum projeto). Conclusão: A partir da análise do desempenho dos participantes nos questionários pré e pós-evento é possível afirmar que os estudantes de medicina conseguiram ampliar seu conhecimento sobre metodologia científica.

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Biografia do Autor

  • Juliano Mota Volinger , Universidade Positivo, Curitiba, (PR), Brasil

    MSC -Professor adjunto 1

  • Ana Carolina Coelho Baracat, Universidade Positivo, Curitiba, (PR), Brasil

    Estudante de Medicina

  • Eduarda Feitosa Lourenço , Universidade Positivo, Curitiba, (PR), Brasil

    Estudante de Medicina

  • Élen Maria Guimarães Zeni, Universidade Positivo, Curitiba, (PR), Brasil

    Estudante de Medicina

  • Heitor Augusto Gomes , Universidade Positivo, Curitiba, (PR), Brasil

    Estudante de Medicina

Referências

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Publicado

— Atualizado em 2023-12-18

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Volinger JM, Baracat ACC, Lourenço EF, Zeni Élen MG, Gomes HA. Avaliação de impacto da atividade “journal club” no conhecimento de metodologia científica entre os estudantes de medicina. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 18º de dezembro de 2023 [citado 27º de abril de 2024];56(4):e-209299. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/209299