Diagnóstico e tratamento da intoxicação por chumbo em crianças e adultos

Autores

  • Eduardo M. Capitani Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v42i3p319-329

Palavras-chave:

Chumbo. Intoxicação por Chumbo. Diagnóstico. Tratamento.

Resumo

O diagnóstico clínico da intoxicação por chumbo deve levar em conta os órgãos-alvo que determinam os sinais e sintomas mais característicos da intoxicação: cérebro, sistema hematopoiético, rins, e sistema nervoso periférico. O órgão alvo crítico é o cérebro, promovendo sinais e sintomas de encefalopatia mais ou menos acentuada, tais como, cefaléia, perda de memória, perda da concentração e atenção em tarefas corriqueiras, alterações de humor, com irritabilidade, depressão, insônia, ou sonolência, estupor, convulsões e coma, dependendo da dose e duração da exposição. O diagnóstico é confirmado pela dosagem de chumbo no sangue (plumbemia) ou na urina (plumbúria), ou de algum dos parâmetros de efeito do chumbo na cadeia de formação da hemoglobina, tais como o ácido deltaminolevulínico no sangue ou na urina e protoporfirina eritrocitária no sangue. O tratamento da intoxicação é feito com quelantes. Por questão de custos e disponibilidade comercial, a experiência acumulada no Brasil restringe-se ao uso do dimercaprol (BAL), do versenato de cálcio (EDTACaNa2) e da D-penicilamina. Entretanto, os quelantes mais eficazes são o EDTACaNa2 por via parenteral e o ácido dimercapto succínico (DMSA) por via oral. O BAL pode ser utilizado juntamente com o EDTACaNa2 em casos de adultos com sintomatologia encefalopática, ou em crianças mesmo sem sintomas de SNC, pois diferentemente do EDTACaNa2 ele passa a barreira encefálica quelando chumbo presente no cérebro ou impedindo que chumbo mobilizado durante o uso do EDTA aja no cérebro da criança.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo M. Capitani, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

    Docente. Departamento de Clínica Médica. Centro de Controle de Intoxicações. Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Downloads

Publicado

2009-09-30

Edição

Seção

Capítulos

Como Citar

1.
Capitani EM. Diagnóstico e tratamento da intoxicação por chumbo em crianças e adultos. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de setembro de 2009 [citado 23º de abril de 2024];42(3):319-2. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/227