RISCOS FÍSICOS E QUÍMICOS EM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DE UMA UNIVERSIDADE

Autores

  • Rosimara G. L. Vieira
  • Branca M. de O. Santos
  • Carlos H. G. Martins Universidade de Franca

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v41i4p508-515

Palavras-chave:

Riscos Ocupacionais. Exposição ocupacional. Acidentes de trabalho. Acidentes Ocupacionais. Laboratórios. Pessoal de Laboratório.

Resumo

Modelo do estudo: exploratório, do tipo estudo de caso. Objetivos: identificar os riscos físicos e químicos a que estão expostos os trabalhadores do Laboratório de Análises Clínicas de uma Universidade; investigar a ocorrência, os tipos e as causas de possíveis acidentes e avaliar o grau de conhecimento e o uso de medidas de proteção pelos mesmos. Metodologia: os dados foram obtidos junto aos oito trabalhadores do laboratório, através de questionário respondido pelos próprios participantes, após orientações prévias acerca da caracterização dos riscos físicos e químicos preconizados pelo Ministério do Trabalho. Resultados: os resultados demonstraram que, apesar de os trabalhadores considerarem que estavam expostos aos referidos riscos, não foi detectado nenhum acidente de trabalho e que os mesmos fazem uso de medidas preventivas para sua segurança e a da equipe de trabalho. Possibilitaram também reflexões acerca da realidade encontrada, como formação e educação continuada, aplicabilidade de leis, decretos e portarias emitidas por órgãos competentes e da importância da adoção de medidas preventivas. Conclusões: o diagnóstico revelado viabiliza a elaboração de um plano de intervenção local e chama a atenção para a importância de se atentar que o trabalhador é um ser humano falível e defronta-se com dificuldades e pressões que podem interferir no seu desempenho profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimara G. L. Vieira

 

Mestre, Docente do curso de Biomedicina

Branca M. de O. Santos

 

Professor Livre-Docente, Orientador do curso de Mestrado em Promoção de Saúde.

Carlos H. G. Martins, Universidade de Franca

 

Docente do curso de Mestrado em Ciências. Universidade de Franca. 

 

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

1.
Vieira RGL, Santos BM de O, Martins CHG. RISCOS FÍSICOS E QUÍMICOS EM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DE UMA UNIVERSIDADE. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de dezembro de 2008 [citado 4 de dezembro de 2021];41(4):508-15. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/295

Edição

Seção

Notas e Informações
Bookmark and Share