SIMULAÇÃO: DEFINIÇÃO

Autores

  • Antonio Pazin Filho Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Sandro Scarpelini Departamento de Cirurgia e Anatomia. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v40i2p162-166

Palavras-chave:

Simulação. Educação Médica. Aprendizagem Baseada em Problemas.

Resumo

A simulação é uma técnica de ensino que se fundamenta em princípios do ensino baseado em tarefas e se utiliza da reprodução parcial ou total destas tarefas em um modelo artificial, conceituado como simulador. Sua aplicação é relacionada, em geral, à atividades práticas, que envolvam habilidades manuais ou decisões. Historicamente se desenvolveu isoladamente em diversas áreas do conhecimento humano e apenas recentemente começa a ser sistematizada. Diversos estímulos, incluindo aspectos éticos e incentivo para formas mais elaboradas de avaliação, têm fomentado o desenvolvimento da simulação na área médica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonio Pazin Filho, Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

    Docente. Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

  • Sandro Scarpelini, Departamento de Cirurgia e Anatomia. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

    Docente. Departamento de Cirurgia e Anatomia. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2007-06-30

Edição

Seção

Capítulos

Como Citar

1.
Pazin Filho A, Scarpelini S. SIMULAÇÃO: DEFINIÇÃO. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de junho de 2007 [citado 19º de abril de 2024];40(2):162-6. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/312