SIMULAÇÃO EM MANEQUINS: ASPECTOS TÉCNICOS

Autores

  • Minna Moreira Dias Romano Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São paulo
  • Antônio Pazin Filho Divisão de Cardiologia. Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v40i2p171-179

Palavras-chave:

Simulação. Educação Médica. Manequins.

Resumo

A simulação em manequins como técnica de apoio didático traz ao ensino a sedutora oportunidade de praticar ações clínicas em um ambiente muito próximo do real, de forma segura, e sem o risco da exposição do paciente ao ambiente de treinamento. Algumas ações que só poderiam ser demonstradas ao aluno, pois devem ser praticadas na clínica, por profissionais experientes, podem ser agora diretamente realizadas pelo aluno em manequins. Algumas características especiais deste tipo de ensino como o uso do manequim, a elaboração das estações práticas e seus casos clínicos, e o papel do instrutor são aqui descritas.

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Biografia do Autor

Minna Moreira Dias Romano, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São paulo

Médica Assistente. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São paulo

Antônio Pazin Filho, Divisão de Cardiologia. Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Docente. Divisão de Cardiologia. Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

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Publicado

2007-06-30

Como Citar

1.
Romano MMD, Pazin Filho A. SIMULAÇÃO EM MANEQUINS: ASPECTOS TÉCNICOS. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de junho de 2007 [citado 29 de novembro de 2023];40(2):171-9. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/314

Edição

Seção

Capítulos
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