RATOS ESPONTANEAMENTE HIPERTENSOS E NEUROPATIAS PERIFÉRICAS

Autores

  • Valéria P. S. Fazan
  • Andréa L. R. Kalil
  • Adriana C. L. Alcântara
  • Adriana B. Genari
  • Marcelo R. Tavares
  • Anaceres R. Rodrigues
  • Helio C. Salgado Departamento de Fisiologia. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v39i1p39-50

Palavras-chave:

Hipertensão Experimental. Neuropatias Hipertensivas. Neuropatias Autonômicas. Nervo Depressor Aórtico. Nervo Sural. Nervo Vago.

Resumo

Modelo do Estudo: O presente estudo é uma revisão de literatura sobre o modelo de hipertensão espontânea e as conseqüências da hipertensão para o sistema nervoso periférico, somático e autonômico. Importância do problema: Hipertensão é o principal fator de risco para acidente vascular cerebral e demência vascular, por causar importantes mudanças cerebrovasculares, tornando o cérebro propenso a infartos, microaneurismas e isquemias. As principais mudanças causadas no sistema nervoso central (SNC) pela hipertensão, incluem: diminuição do volume cerebral, aumento no volume dos ventrículos e perda neuronal. Além das alterações no cérebro, a hipertens ão causa outros danos que culminam em uma série de alterações patológicas renais e outras doenças, as quais sustentam a elevação da pressão arterial, aumento da freqüência cardíaca, e aumento da resistência vascular periférica. O rato espontaneamente hipertenso (SHR) é reconhecido como um excelente modelo de hipertensão experimental e pode servir como modelo de estudos clínicos da hipertensão essencial humana. Embora esse modelo tenha sido bastante explorado em termos fisiológicos, estudos morfológicos, quando presentes, se limitam aos vasos. Mesmo quando nervos periféricos foram estudados morfologicamente nesses animais, os vasos epineurais, perineurais e endoneurais foram o alvo do estudo. Raros são os estudos que envolvem as fibras nervosas nesse modelo de hipertensão. Comentários: Recentemente, estudamos as alterações do nervo depressor aórtico (NDA) em SHR. Nossos resultados mostraram redução do tamanho das fibras mielínicas e redução do tamanho e número das fibras amielínicas, comparados aos controles normotensos da linhagem Wistar-Kyoto. Outro estudo recente do nosso laboratório mostrou que, embora os níveis pressóricos dos SHR machos, bem como a freqüência cardíaca, sejam muito superiores aos das fêmeas, não há diferença morfológica nos nervos vagos cervicais entre SHR machos e fêmeas. Ainda, fazemos uma descrição morfológica e morfométrica do nervo sural de SHR, fornecendo parâmetros morfológicos para posteriores estudos funcionais. 

 

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valéria P. S. Fazan

     

    Docente. Departamento de Cirurgia e Anatomia.

  • Andréa L. R. Kalil

     

    Aluna de Pós-graduação. Departamento de Neurologia. 

     

  • Adriana C. L. Alcântara

    Aluna de Pós-graduação. Departamento de Neurologia.

  • Adriana B. Genari

    Aluna de Pós-graduação. Departamento de Neurologia.

  • Marcelo R. Tavares

    Aluno de Pós-graduação. Departamento de Neurologia.

  • Anaceres R. Rodrigues

    Aluna de Pós-graduação. Departamento de Neurologia.

  • Helio C. Salgado, Departamento de Fisiologia. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

    Docente. Departamento de Fisiologia. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2006-03-30

Edição

Seção

Capítulos

Como Citar

1.
Fazan VPS, Kalil ALR, Alcântara ACL, Genari AB, Tavares MR, Rodrigues AR, et al. RATOS ESPONTANEAMENTE HIPERTENSOS E NEUROPATIAS PERIFÉRICAS. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de março de 2006 [citado 25º de abril de 2024];39(1):39-50. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/363