A ASSISTÊNCIA DO TERAPEUTA OCUPACIONAL PARA PESSOAS COM ANOREXIA NERVOSA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Luciene V. Morais Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo- FFCLRP/USP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v39i3p381-385

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional. Transtornos da Alimentação. Anorexia Nervosa.

Resumo

Os transtornos alimentares têm sido foco da atenção dos profissionais da área da saúde por apresentarem significativos graus de morbidade, mortalidade, prejuízo pessoal e social. Desde o ano de 1999, a terapeuta ocupacional do Serviço de Interconsulta em Saúde Mental do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP realiza assistência aos pacientes com transtornos alimentares que se encontram em regime de internação hospitalar. Na maioria das vezes, esta assistência é ampliada para familiares e equipe, objetivando ações conjuntas e complementares nas diversas situações conflitivas. A clientela predominante é constituída por mulheres adolescentes e jovens, apresentando quadro de anorexia nervosa e em sua maioria, com dificuldade na organização e no desempenho das atividades da vida cotidiana, seja pelos comprometimentos clínicos ou pelos prejuízos emocionais e sociais. Não é raro apresentarem um cotidiano restrito, com afastamentos do trabalho, dificuldades nos relacionamentos interpessoais, na realização de atividades do dia-a-dia e em casos graves, a desvinculação dos papéis sociais e profissionais.Tendo em vista seu campo de conhecimento e de assistência, a terapia ocupacional para pessoas com anorexia nervosa proporciona um espaço de vivência e discussão para os conflitos relacionados à imagem corporal distorcida, ajuda no resgate das capacidades e habilidades perdidas ou não desenvolvidas ao longo da vida, motiva uma postura participativa, criativa e mais independente, tendo como foco principal o desenvolvimento da participação social e da organização das atividades cotidianas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciene V. Morais, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo- FFCLRP/USP.

    Terapeuta Ocupacional. Serviço de Terapia Ocupacional Hospitalar. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP/USP. Doutoranda. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo- FFCLRP/USP. Docente. Centro Universitário Claretiano de Batatais.

Downloads

Publicado

2006-09-30

Edição

Seção

Capítulos

Como Citar

1.
Morais LV. A ASSISTÊNCIA DO TERAPEUTA OCUPACIONAL PARA PESSOAS COM ANOREXIA NERVOSA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de setembro de 2006 [citado 24º de abril de 2024];39(3):381-5. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/394