FARMACOGENÉTICA APLICADA AO CÂNCER. QUIMIOTERAPIA INDIVIDUALIZADA E ESPECIFICIDADE MOLECULAR

Autores

  • Marcelo Reis Johns Hopkins University

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v39i4p577-586

Palavras-chave:

Câncer. Quimioterapia. Farmacogenética. Farmacogenômica. Polimorfismo Genético. Mutações Somáticas.

Resumo

A farmacogenética estuda a correlação entre variações genéticas e a resposta aos fármacos. Essa abordagem tem apelo especial para a oncologia visto que a quimioterapia do câncer é certamente a modalidade terapêutica em que mais se convive com uma elevada incidência de toxicidade, que com indesejável freqüência leva a severa morbidade ou mesmo óbito. São inúmeros os exemplos em que a farmacogenética pode contribuir significativamente para o aprimoramento da terapia do câncer. Nessa revisão são apresentados alguns desses exemplos, que fornecem uma clara compreensão dos conceitos envolvidos nessa disciplina que conjuga farmacologia e genética afim de otimizar a terapia do câncer levando em conta condições específicas que podem estar presentes tanto no paciente quanto no tumor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Reis, Johns Hopkins University

    Postdoctoral Fellow. Ludwig Center for Cancer Genetics & Therapeutics. The Sidney Kimmel Comprehensive Cancer Center. Johns Hopkins University.

Downloads

Publicado

2006-12-30

Edição

Seção

Capítulos

Como Citar

1.
Reis M. FARMACOGENÉTICA APLICADA AO CÂNCER. QUIMIOTERAPIA INDIVIDUALIZADA E ESPECIFICIDADE MOLECULAR. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de dezembro de 2006 [citado 19º de abril de 2024];39(4):577-86. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/409