FARMACOGENÉTICA APLICADA AO CÂNCER. QUIMIOTERAPIA INDIVIDUALIZADA E ESPECIFICIDADE MOLECULAR

Autores

  • Marcelo Reis Johns Hopkins University

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v39i4p577-586

Palavras-chave:

Câncer. Quimioterapia. Farmacogenética. Farmacogenômica. Polimorfismo Genético. Mutações Somáticas.

Resumo

A farmacogenética estuda a correlação entre variações genéticas e a resposta aos fármacos. Essa abordagem tem apelo especial para a oncologia visto que a quimioterapia do câncer é certamente a modalidade terapêutica em que mais se convive com uma elevada incidência de toxicidade, que com indesejável freqüência leva a severa morbidade ou mesmo óbito. São inúmeros os exemplos em que a farmacogenética pode contribuir significativamente para o aprimoramento da terapia do câncer. Nessa revisão são apresentados alguns desses exemplos, que fornecem uma clara compreensão dos conceitos envolvidos nessa disciplina que conjuga farmacologia e genética afim de otimizar a terapia do câncer levando em conta condições específicas que podem estar presentes tanto no paciente quanto no tumor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Reis, Johns Hopkins University

Postdoctoral Fellow. Ludwig Center for Cancer Genetics & Therapeutics. The Sidney Kimmel Comprehensive Cancer Center. Johns Hopkins University.

Downloads

Publicado

2006-12-30

Como Citar

1.
Reis M. FARMACOGENÉTICA APLICADA AO CÂNCER. QUIMIOTERAPIA INDIVIDUALIZADA E ESPECIFICIDADE MOLECULAR. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de dezembro de 2006 [citado 9 de dezembro de 2023];39(4):577-86. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/409

Edição

Seção

Capítulos
Bookmark and Share