Tratamento do tromboembolismo venoso

Autores

  • Edgar Gil Rizzatti Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo -HC/FMRP/USP.
  • Rendrik F. Franco Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v34i3/4p269-275

Palavras-chave:

Trombose Venosa. Embolia Pulmonar, tratamento. Heparina. Anticoagulantes.

Resumo

A trombose venosa profunda (TVP) é definida como um episódio de trombose, envolvendo as veias profundas dos membros inferiores. A TVP é freqüentemente acompanhada por embolia pulmonar (EP). Tromboembolismo venoso (TEV) é o termo empregado para designar ambas as eventualidades indistintamente. No presente artigo, oferecemos uma breve revis ão dos conceitos atualmente preconizados para o tratamento do TEV. São abordados aspectos relativos à utilização da heparina não fracionada, aos novos esquemas terapêuticos com as heparinas de baixo peso molecular e à transição para o tratamento clássico com anticoagulantes orais a longo prazo. Adicionalmente, são discutidas condutas em situações clínicas especiais, além de medidas terapêuticas que se mostraram eficazes no tratamento de pacientes com TEV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgar Gil Rizzatti, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo -HC/FMRP/USP.

Médico Assistente da Divisão de Hematologia, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo -HC/FMRP/USP.

Rendrik F. Franco, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Professor Livre-Docente de Hematologia e Hemoterapia. Coordenador do Serviço de Investigação em Hemofilia e Trombofilia, Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto. Coordenador do Laboratório de Hemostasia, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2001-12-30

Como Citar

1.
Rizzatti EG, Franco RF. Tratamento do tromboembolismo venoso. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de dezembro de 2001 [citado 13 de agosto de 2022];34(3/4):269-75. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/4130

Edição

Seção

Simpósio: Hemostasia e Trombose
Bookmark and Share