SÍNDROME DE ISQUEMIA E REPERFUSÃO DOS MEMBROS POSTERIORES: ESTUDO FUNCIONAL E HISTOLÓGICO RENAL EM RATOS

Autores

  • Alexandre Mitoshi Takito
  • José Carlos Costa Baptista Silva
  • Valquíria Bueno
  • Marcello Franco
  • Emil Burihan School of Medicine, Federal University of Sao Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v38i3/4p294-300

Palavras-chave:

Isquemia. Reperfusão. Rim.

Resumo

Lesão isquêmica e reperfusão das extremidades pode resultar em síndrome metabólica sistêmica, grave e complexa, caracterizada por insuficiência renal aguda, mioglobinúria, acidose metabólica, produção acentuada de radicais livres e hipercalemia. Neste estudo, investigamos as alterações funcionais e histológicas dos rins após isquemia e reperfusão dos músculos esqueléticos dos membros posteriores. Os ratos foram submetidos à ligadura da aorta infra-renal por 6 e 12 h. Os animais foram randomizados em quatro grupos de 10 ratos: Grupo I, 6 h de isquemia e 24 h de reperfusão; Grupo II, 12 h de isquemia e 24 h de reperfusão; Grupo III, 6 h de isquemia e 10 dias de reperfusão; Grupo IV sham, sem isquemia ou reperfusão. Amostras de sangue ao término da experiência e o volume de urina nas primeiras 24 h de reperfusão no grupo I e II; e no último dia no grupo III foram coletadas para análise funcional. Os parâmetros da função renal estudados foram: creatinina plasmática, depuração de creatinina e a relação urinária do sódio urinário/creatinina. Histologicamente, avaliamos semi-quantitativamente, o índice de lesões túbulo-intersticiais. Os resultados evidenciaram aumento dos níveis plasmáticos de creatinina e alterações estruturais nos rins dos animais dos grupos com isquemia e reperfusão. Dez dias após a reperfusão houve recuperação da função renal embora as alterações histológicas ainda persistissem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandre Mitoshi Takito

     

     
  • José Carlos Costa Baptista Silva

     

    PhD, Associate Professor. Division of Vascular Surgery. Department of Surgery. 

     

  • Valquíria Bueno

     

    PhD, Biologist.Division of Nephrology

     

  • Marcello Franco

     

    PhD, MD, Chairman, Department of Pathology. 

     

  • Emil Burihan, School of Medicine, Federal University of Sao Paulo

     

    PhD. Chairman, Division of Vascular Surgery.Department of Surgery. Escola Paulista de Medicina EPM-UNIFESP, São Paulo, Brazil.

     

Downloads

Publicado

2005-12-30

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Takito AM, Silva JCCB, Bueno V, Franco M, Burihan E. SÍNDROME DE ISQUEMIA E REPERFUSÃO DOS MEMBROS POSTERIORES: ESTUDO FUNCIONAL E HISTOLÓGICO RENAL EM RATOS. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de dezembro de 2005 [citado 26º de abril de 2024];38(3/4):294-300. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/463