Abordagem dos pedículos glissonianos no manejo do trauma hepático

Autores

  • Marcelo A. F. Ribeiro Junior Universidadede Santo Amaro
  • Francine Papaiordanou Universidade Cidade de São Paulo - UNICID
  • Marina G. Epstein Universidade Santo Amaro
  • Eleazar Chaib Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v44i1p79-86

Palavras-chave:

Fígado. Trauma. Cirurgia. Veia porta. Artéria Hepática.

Resumo

OBJETIVO: Investigar uma abordagem diferente no manejo do trauma hepático, que consiga preservaro máximo possível o parênquima do órgão, expondo apenas a área lesada à isquemia e posteriorreperfusão. METODOLOGIA: Pesquisa de artigos publicados nas bases de dados MedLine e pubMedno período de 1980 a 2010, sobre a abordagem dos pedículos glissonianos, e usando como palavrasde busca: fígado, cirurgia, trauma, veia porta e artéria hepática. RESULTADOS: A abordagem dos pedículosglissonianos é viável, não demanda de técnica cirúrgica elaborada, e a chave para o sucesso é ter umconhecimento anatômico do órgão, incluindo pontos importantes em sua superfície para que o cirurgião consiga obter o controle rápido de toda a área lesada sem comprometer o fluxo sanguíneo para asáreas sadias.  CONCLUSÃO: A abordagem glissoniana representa uma ferramenta que pode ser utilizada com segurança no cenário de um trauma hepático, para minimizar as complicações relacionadasa ressecção não anatômica do parênquima e ligaduras realizadas às cegas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo A. F. Ribeiro Junior, Universidadede Santo Amaro
    Mestre e Doutor em Cirurgia pela UNIFESP - EPM, Professor Titular e Chefe do Núcleo de Clínica Cirúrgica da Universidadede Santo Amaro - UNISA, Coordenador do Curso de Medicina daUniversidade de Santo Amaro - UNISA, Professor de Habilidades Cirúrgicas da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID.
  • Francine Papaiordanou, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID
    Acadêmica do Sexto Ano do Curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo
  • Marina G. Epstein, Universidade Santo Amaro
    Residente de Cirurgia Geral da Universidade Santo Amaro
  • Eleazar Chaib, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo
    Professor Livre Docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP-SP. Medico assistentedo Serviço de Transplante de Fígado do Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, HC-FMUSP.

Downloads

Publicado

2011-03-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

1.
Ribeiro Junior MAF, Papaiordanou F, Epstein MG, Chaib E. Abordagem dos pedículos glissonianos no manejo do trauma hepático. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de março de 2011 [citado 24º de abril de 2024];44(1):79-86. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/47339