Cinema: uma ferramenta pedagógica e humanista para temas em Saúde-Educação. A experiência do CineSocial

Autores

  • Joab J. S. Xavier Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP
  • Nathalie L. S. Dewulf Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Cristiane M. Peres Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Gisele C. Barros Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Karina Pfrimer Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP -USP
  • Claudia S. Nakao Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP
  • Francine Leite Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo - FSP-USP
  • Rafael J.A. Silva Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
  • Ricardo L.R. Santos Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo -FMRP-USP
  • Rosane A. Monteiro Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP
  • Antonio Ruffino-Netto Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP.
  • Antonio C.D. Carvalho Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v44i3p260-266

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Metodologia. Ciência. Arte. Cinema como assunto. Filmes e vídeos educativos.

Resumo

Modelo do estudo: Abordagem qualitativa de pesquisa Objetivo: foi utilizado recurso audiovisual (filmes)para propiciar reflexões, discussões e atualização de professores, alunos e profissionais da saúde emtemas sociais pertinentes às áreas da saúde e educação. Metodologia: o projeto foi estruturado em formade curso de difusão com cinco encontros, entre agosto e dezembro de 2008. Foram abordados temasrelevantes em Saúde e Educação (fome, violência escolar, gravidez na adolescência, processo saúdedoença e drogas na adolescência) e foram convidados especialistas em cada temática para debate. Oinstrumento utilizado para captar as percepções dos participantes foi um questionário de 14 questõessemi-estruturadas e ao final de cada encontro foi solicitada a entrega de relatório. Foi realizada AnáliseTemática de Narrativa de material proveniente dos relatórios individuais de reflexão. Resultados: osencontros tiveram a presença de 49 participantes (estudantes de graduação, professores da rede municipal de ensino, profissionais da área da saúde, pós-graduandos e docentes do ensino superior). Naanálise do material narrativo advindo das questões abertas dos relatórios individuais de reflexão foipossível levantar dois blocos de categorias, sendo que o primeiro deles destacou as expectativas que osparticipantes tinham antes de iniciar o projeto CineSocial e o segundo bloco levantou a opinião dosparticipantes sobre a relevância do curso. Discussão e Conclusões: o uso do cinema possibilitou acirculação dos conhecimentos, tornou possível a difusão de experiências, corroborou a ideia de quedocumentários assim como filmes de ficção podem exprimir os conhecimentos orientados pela Ciência.Pensar a arte do cinema não foi a prioridade dessa experiência, a prioridade foi pensar a vida, a sociedade, a escola, a saúde, a exclusão social e temas do cotidiano presentes dentro ou fora das escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joab J. S. Xavier, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP

Mestre em Ciências Médicas (Saúde na Comunidade), Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP

Nathalie L. S. Dewulf, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Pós-doutoranda emCiências Farmacêuticas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Cristiane M. Peres, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Centro de Apoio Educacional e Psicológico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Gisele C. Barros, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Centro de Apoio Educacional e Psicológico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Karina Pfrimer, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP -USP

Docente, curso de Nutrição e Metabolismo do Departamento de Pediatria e Puericultura da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP -USP

Claudia S. Nakao, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP

Mestre em Ciências Médicas (Saúde na Comunidade), Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP

Francine Leite, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo - FSP-USP

Doutoranda em Saúde Pública, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo - FSP-USP

Rafael J.A. Silva, Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Professor de Ensino Médio da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Ricardo L.R. Santos, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo -FMRP-USP

Mestre em Ciências (Saúde na Comunidade), Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo -FMRP-USP

Rosane A. Monteiro, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP

Mestre em Ciências Médicas (Saúde na Comunidade), Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP

Antonio Ruffino-Netto, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP.

Docente do Departamento de Medicinal Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP.

Antonio C.D. Carvalho, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP.

Docente do Departamento de Medicinal Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP.

Downloads

Publicado

2011-10-30

Como Citar

1.
Xavier JJS, Dewulf NLS, Peres CM, Barros GC, Pfrimer K, Nakao CS, Leite F, Silva RJ, Santos RL, Monteiro RA, Ruffino-Netto A, Carvalho AC. Cinema: uma ferramenta pedagógica e humanista para temas em Saúde-Educação. A experiência do CineSocial. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de outubro de 2011 [citado 10 de dezembro de 2023];44(3):260-6. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/47434

Edição

Seção

Artigo Original
Bookmark and Share

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)