Reconhecimento das situações de emergência: avaliação pediátrica

Autores

  • Alessandra Kimie Matsuno Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v45i2p158-167

Palavras-chave:

Emergências. Avaliação Pediátrica. Sinais Clínicos. Insuficiência Respiratória. Choque

Resumo

Este texto apresenta uma revisão da avaliação pediátrica nas situações de emergência. A avaliaçãopediátrica sistemática permite o reconhecimento eficiente e rápido de sinais de insuficiência respirató-ria e/ou choque. O reconhecimento e o tratamento precoce dos pacientes nestas situações são fundamentais à prevenção da insuficiência cardiopulmonar e da parada cardíaca em crianças.

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Biografia do Autor

Alessandra Kimie Matsuno, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Professora Colaboradora do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

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Publicado

2012-06-30

Como Citar

1.
Matsuno AK. Reconhecimento das situações de emergência: avaliação pediátrica. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de junho de 2012 [citado 7 de agosto de 2022];45(2):158-67. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/47593

Edição

Seção

Simpósio: Emergências pediátricas
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