Hiperplasia congênita de supra-renal

A compreensão do diagnóstico e implicações para a auto-imagem

Autores

  • Fabíola C. R. Brunhara
  • Eucia Beatriz Lopes Petean Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo –FFCLRP/USP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v36i1p45-53

Palavras-chave:

Hiperplasia Supra-Renal Congênita. Diagnóstico Psicológico. Auto Imagem.

Resumo

A Hiperplasia Congênita de Supra-Renal (HCSR) é uma síndrome genética, que caracteriza uma condição de intersexualidade. No intuito de compreender o que as mulheres conhecem sobre a síndrome, foram entrevistadas sete mulheres portadoras de HCSR, com idades entre 18 e 40 anos, de baixo nível sociocultural, dentre as quais 5 realizaram cirurgia corretiva de genitália, sendo 3 casadas e 4 solteiras. Os resultados indicaram entendimento sobre a síndrome. As 4 mulheres solteiras não iniciaram vida sexual e 3 delas colocaram a síndrome como principal dificuldade. Todas referiram satisfação com a cirurgia corretiva, não sofrendo prejuízos relacionados ao prazer e orgasmos, porém têm dificuldades relacionadas à auto-imagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabíola C. R. Brunhara
    Doutoranda
  • Eucia Beatriz Lopes Petean, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo –FFCLRP/USP.

     

    Docente. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo –FFCLRP/USP.

Downloads

Publicado

2003-03-30

Edição

Seção

Discussão Clínica

Como Citar

1.
Brunhara FCR, Petean EBL. Hiperplasia congênita de supra-renal: A compreensão do diagnóstico e implicações para a auto-imagem. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de março de 2003 [citado 16º de abril de 2024];36(1):45-53. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/537