Elementos para o diagnóstico do abdômen agudo

Autores

  • Ulysses G. Meneghelli Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo -FMRP/USP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v36i2/4p283-293

Palavras-chave:

Abdome Agudo. Diagnóstico Clínico. Exames Subsidiários.

Resumo

A presente revisão mostra que a anamnese detalhada do episódio atual e a tomada da história clínica pregressa, bem como o eficiente exame físico, continuam sendo os principais elementos para a detecção do abdômen agudo e para o diagnóstico da respectiva causa. Indica, também, que, para seu melhor desempenho, o médico deve ter bons conhecimentos anatômicos, e que sempre mantenha, na mente, as inúmeras causas que o abdômen agudo pode ter. Os principais exames laboratoriais e de imagem (radiográficos, ultra-sonográficos e de ressonância magnética) são apontados como preciosos elementos para que o médico possa completar o diagnóstico definitivo. Ressalta-se que a solicitação e a interpretação dos exames subsidiários devem ser orientadas pela observação clínica bem conduzida. Dada a gravidade que o abdômen agudo pode ter, indica-se que os bons resultados terapêuticos dependerão da precisão do diagnóstico e da presteza com que os adequados procedimentos de resolução do problema forem realizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ulysses G. Meneghelli, Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo -FMRP/USP.

Docente. Divisão de Gastroenterologia. Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo -FMRP/USP.

Downloads

Publicado

2003-12-30

Como Citar

1.
Meneghelli UG. Elementos para o diagnóstico do abdômen agudo. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de dezembro de 2003 [citado 27 de julho de 2021];36(2/4):283-9. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/727

Edição

Seção

Digestivas
Bookmark and Share

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)