Tratamento da hipercalcemia e hipocalcemia

Autores

  • Francisco J. A. Paula Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo- FMRP/USP
  • Milton C. Foss Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo- FMRP/USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v36i2/4p370-374

Palavras-chave:

Hipercalcemia. Hipocalcemia.

Resumo

No ser humano normal, os níveis de cálcio sérico são mantidos dentro de uma estreita faixa de variação, independentemente do estado alimentar e da atividade física. Desta forma, é possível manter adequadamente as funções intra e extra-celular deste cátion divalente, que incluem: a) estabilidade de membrana, b) participação na cascata de coagulação, c) manutenção do produto iônico, mineral, requerido para o processo de mineralização, d) participação nos processos de excitabilidade e contração do músculo cardíaco e esquelético, e) secreção hormonal, f) segundo mensageiro, mediando a mensagem produzida pela interação de diversos hormônios com seus receptores. O controle dos níveis séricos de cálcio é realizado, principalmente, pelo PTH e 1,25 (OH2 D, que atuam em seus orgãos-alvo, o rim, o tecido ósseo e o trato gastrintestinal. Felizmente, a hipocalcemia e a hipercalcemia graves são ocorrências incomuns, mas, quando presentes, associam-se a elevado índice de morbimortalidade. No entanto, seu pronto reconhecimento e adequado tratamento reduz significativamente os riscos envolvidos e são determinantes para que ocorra uma boa evolução do quadro. Abaixo, descrevemos, de forma objetiva, a avaliação e o tratamento da hipercalcemia e hipocalcemia em sala de urgência.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco J. A. Paula, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo- FMRP/USP

Docente. Divisão de Endocrinologia e Metabologia.Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo- FMRP/USP.

Milton C. Foss, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo- FMRP/USP

Docente. Divisão de Endocrinologia e Metabologia.Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo- FMRP/USP.

Downloads

Publicado

2003-12-30

Como Citar

1.
Paula FJA, Foss MC. Tratamento da hipercalcemia e hipocalcemia. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de dezembro de 2003 [citado 27 de julho de 2021];36(2/4):370-4. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/736

Edição

Seção

Endócrinas, Metabólicas e Nutricionais
Bookmark and Share