Sistema único de saúde e demanda ambulatorial

os pacientes do hospital das clínicas da faculdade de medicina de Ribeirão Preto - USP

Autores

  • Manoel Romeu Gutierrez Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Marco Antonio Barbieri Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v31i1p81-98

Palavras-chave:

Sistema de Saúde. Ambulatório Hospitalar. Morbidade. Hospitais Universitários.

Resumo

Objetivo - Estudar aspectos sociais, econômicos e a morbidade dos pacientes que demandam os ambulatórios do HCFMRP - USP.

Material e Métodos – Foram entrevistados trezentos e oito pacientes, selecionados por processo amostral probabilístico. A morbidade foi descrita pelos respectivos grupos de diagnósticos principais (CID-1975). Resultados – A maioria dos pacientes pertenciam às categorias ocupacionais de baixa renda; 70% eram economicamente ativos; 40.7% procediam de Ribeirão Preto (37.1%, sem encaminhamento); 27.2%, da região do ERSA 50 (18.1%, sem encaminhamento); 21.6% dos demais ERSA (24.2% sem encaminhamento); 10.5%, de outros estados (15.6%, sem encaminhamento). As triagens representaram 6% das consultas diárias (77.7% foram dispensadas); as consultas agendadas dos ambulatórios especializados representaram 75.3%; 18.8% dos atendimentos foram devidos aos demais procedimentos. Houve maior prevalência de Doenças do Aparelho Respiratório entre os pacientes não encaminhados, e sem diagnóstico ou para investigação (CID 799.9) entre os encaminhados; as maiores demandas foram devidas às Doenças do Sistema Nervoso, Neoplasmas, Diagnósticos Suplementares (V01 a V08) e Doenças do Aparelho Geniturinário. Conclusões – O atendimento ambulatorial mediante a apresentação de guia de referência, na prática, não atende aos pressupostos da hierarquização; um considerável número de pacientes poderia ter sido atendido nas respectivas unidades básicas, sugerindo a sua excludência dos níveis primário e secundário, cujas causas não foram determinadas; a maior demanda relativa foi a dos procedentes de Ribeirão Preto; quanto aos procedimentos, a maior demanda foi devida aos de alto custo e/ou tratamentos prolongados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Manoel Romeu Gutierrez, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Médico Assistente do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Marco Antonio Barbieri, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Docente – Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade
    de São Paulo.

Downloads

Publicado

1998-03-30

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Gutierrez MR, Barbieri MA. Sistema único de saúde e demanda ambulatorial: os pacientes do hospital das clínicas da faculdade de medicina de Ribeirão Preto - USP. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de março de 1998 [citado 19º de abril de 2024];31(1):81-98. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/7638