Abordagem da criança com sopro cardíaco

Autores

  • Fernando Amaral Setor de Cardiologia Infantil do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • João A. Granzotti Setor de Cardiologia Infantil do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v31i3p450-455

Palavras-chave:

Sopros Cardíacos. Criança.

Resumo

Crianças com sopro cardíaco ocupam consideravelmente o tempo de trabalho ambulatorial em cardiologia pediátrica, sendo, inicialmente, essencial a diferenciação entre sopro inocente e patológico. A identificação do ruído deve ser feita, na maioria das vezes, pelo pediatra, durante o primeiro contato com a criança. A caracterização dos sopros inocentes e patológicos pode ser obtida sem necessidade de exames complementares, na grande maioria dos casos. Os tipos de sopro inocente mais comuns são o sopro vibratório de Still, o sopro sistólico no foco pulmonar e o sopro sistólico supraclavicular. A análise do sopro  atológico deve incluir detalhes como sua localização no tórax, intensidade e possível presença de ruídos adicionais. A observação criteriosa desses sopros permite o estabelecimento de um diagnóstico clínico na maioria dos casos, principalmente nas cardiopatias consideradas simples.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Amaral, Setor de Cardiologia Infantil do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Médico Assistente do Setor de Cardiologia Infantil do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

João A. Granzotti, Setor de Cardiologia Infantil do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Docente – Setor de Cardiologia Infantil do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de
Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

1998-09-30

Como Citar

1.
Amaral F, Granzotti JA. Abordagem da criança com sopro cardíaco. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de setembro de 1998 [citado 6 de junho de 2023];31(3):450-5. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/7699

Edição

Seção

Artigo de Revisão
Bookmark and Share

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)