Infecções em transplante de medula óssea

Autores

  • Marcio Nucci Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Angelo Maiolino Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v33i3p278-293

Palavras-chave:

Transplante de Medula Óssea. Infecção

Resumo

O número de pacientes submetidos a transplante de medula óssea tem aumentado significativamente. As infecções representam um dos principais obstáculos ao sucesso dos transplantes. O paciente, depois do transplante de medula óssea, tem defeitos complexos nos sistemas de defesa, que o tornam vulnerável a uma série de infecções bacterianas, fúngicas, virais e parasitárias. As infecções são mais freqüentes e graves no transplante alogênico, com doadores não aparentados, e menos freqüentes no transplante autólogo de células progenitoras do sangue periférico. Em termos de mortalidade, os maiores desafios, atualmente enfrentados pelos que tratam desses pacientes, são as infecções fúngicas, as superinfecções bacterianas por germes multirresistentes e algumas infecções virais. Neste trabalho, é feita uma revisão da epidemiologia, manifestações clínicas e recomendações atuais de tratamento dos principais problemas infecciosos em pacientes submetidos a transplante de medula óssea.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcio Nucci, Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Docente do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Chefe do Laboratório de Micologia, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  • Angelo Maiolino, Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Docente, Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2000-09-30

Edição

Seção

Simpósio: Transplante de Medula Óssea: 1º Parte

Como Citar

1.
Nucci M, Maiolino A. Infecções em transplante de medula óssea. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de setembro de 2000 [citado 19º de abril de 2024];33(3):278-93. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/7700