Em busca de novas propostas para o ensino médico contribuições das ciências sociais

Autores

  • Maria Esther Fernandes UNESP-Campus de Franca - SP. Faculdade de Medicina da UNAERP - Ribeirão Preto - SP.
  • José Eduardo Dutra de Oliveira Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP - Ribeirão Preto - SP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v31i3p456-459

Palavras-chave:

Mudança Social. Educação Médica. Relações Médico-Paciente. Ciências Sociais.

Resumo

Pesquisa recente da CINAEM (Comissão Interinstitucional de Avaliação do Ensino Médico) aponta falhas na formação dos médicos brasileiros: deficiente formação ética e humanística; especialização precoce; preparo inadequado para o trabalho com a comunidade e para o atendimento às demandas da população. A formação de profissionais que atendam às exigências de um mercado extremamente competitivo e, ao mesmo tempo, engajados na realidade onde deverão atuar, é tarefa que se impõe a todos aqueles que pretendem colaborar na formação das novas gerações, nesta época marcada por profundas mudanças sociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Esther Fernandes, UNESP-Campus de Franca - SP. Faculdade de Medicina da UNAERP - Ribeirão Preto - SP.
    Docente. Socióloga. Aposentada pela UNESP-Campus de Franca - SP. Professora da área “Medicina, Sociologia e Humanismo” na Faculdade de Medicina da UNAERP - Ribeirão Preto - SP.
  • José Eduardo Dutra de Oliveira, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP - Ribeirão Preto - SP.
    Docente Aposentado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – Coordenador do Curso de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP - Ribeirão Preto - SP.

Downloads

Publicado

1998-09-30

Edição

Seção

Ponto de Vista

Como Citar

1.
Em busca de novas propostas para o ensino médico contribuições das ciências sociais. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de setembro de 1998 [citado 28º de março de 2024];31(3):456-9. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/7704