Aprendizado baseado em problemas na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto?

estimando os fatores favoráveis e os contrários

Autores

  • Pamela L. Moriearty Southern Illinois University School of Medicine. Department of Psychiatry

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v29i4p403-406

Palavras-chave:

Aprendizado, Faculdade de Medicina, Educação Médica

Resumo

As vantagens potenciais e os possíveis inconvenientes da introdução do Método de Aprendizado Baseado em Problemas ao currículo do Curso Médico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto são analisados levando em consideração diferentes aspectos como a maturidade dos estudantes, a sobrecarga ao corpo docente, a necessidade de adaptações da área física, a infra-estrutura de obtenção de informações bibliográficas e as expectativas dos graduandos. A autora conclui que as principais dificuldades estão ligadas ao esforço e ao custo despendidos em modificar as facilidades relacionadas à obtenção de informações, ao treinamento de docentes e ao preparo de problemas escritos, envolvendo situações de pacientes. Se estas dificuldades forem superadas, os estudantes poderiam auferir benefícios desta adaptação curricular. Esta hipótese poderia ser testada por meio da introdução do Método de Aprendizado Baseado em Problemas em segmentos específicos do currículo, seguida do cuidadoso acompanhamento dos resultados.

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Biografia do Autor

  • Pamela L. Moriearty, Southern Illinois University School of Medicine. Department of Psychiatry

    Assistant Professor — Dept. of Psychiatry - Southern Illinois University School of Medicine

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Publicado

1996-12-30

Edição

Seção

Simpósio: Ensino Médico de Graduação

Como Citar

1.
Moriearty PL. Aprendizado baseado em problemas na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto? estimando os fatores favoráveis e os contrários. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de dezembro de 1996 [citado 24º de abril de 2024];29(4):403-6. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/779