Infecção congênita e perinatal por citomegalovirus

aspectos clínicos, epidemiologia diagnóstico e tratamento

Autores

  • Aparecida Yulie Yamamoto Departamento de Puericultura e Pediatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Marisa M. Mussi-Pinhata Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Luiz Tadeu Moraes Figueiredo Departamento de Clinica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v32i1p49-56

Palavras-chave:

Infecções por Citomegalovírus. Infecção. Congênita. Perinatologia.

Resumo

Citomegalovírus (CMV) é considerado o agente mais comum de infecção congênita e perinatal em todas as regiões do mundo. Esta revisão visa apresentar os principais aspectos clínicos, epidemiológicos, diagnósticos e de tratamento desta infecção em recém-nascidos e lactentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecida Yulie Yamamoto, Departamento de Puericultura e Pediatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Médica Assistente do Departamento de Puericultura e Pediatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Marisa M. Mussi-Pinhata, Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Docente do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Luiz Tadeu Moraes Figueiredo, Departamento de Clinica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Docente do Departamento de Clinica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

1999-03-30

Como Citar

1.
Yamamoto AY, Mussi-Pinhata MM, Figueiredo LTM. Infecção congênita e perinatal por citomegalovirus: aspectos clínicos, epidemiologia diagnóstico e tratamento. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de março de 1999 [citado 25 de janeiro de 2022];32(1):49-56. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/7925

Edição

Seção

Simpósio: Virologia Médica I
Bookmark and Share

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)