Desafio anatômico: uma metodologia capaz de auxiliar no aprendizado de anatomia humana

Autores

  • Josival P. Araújo Junior Universidade Federal de Campina Grande
  • Gabriel A. S. Galvão Universidade Federal de Campina Grande
  • Patricia Marega Universidade Federal de Campina Grande
  • Josemberg S. Baptista Universidade Federal do Espírito Santo
  • Eduardo H. Beber Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Carlos E. Seyfert Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i1p62-68

Palavras-chave:

Modelos Anatômicos, Modelos Ddidáticos, Anatomia, Educação Médica, Medicina, Aprendizagem.

Resumo

Em 2007 a cidade de Cajazeiras-PB recebeu a implantação do curso de Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande. Neste processo, os docentes se depararam com várias dificuldades. Para propor melhoras e até, suplementação da carga de conceitos em Anatomia Humana, foi criada uma atividade didática chamada “Desafio Anatômico”, no qual os discentes eram instruídos a confeccionar modelos anatômicos que fossem didáticos a ponto de serem usados nas aulas, auxiliando o conteúdoda disciplina. Após a apresentação dos trabalhos, os discentes mostraram-se satisfeitos com os resultados, sobretudo sob o ponto de vista de transmissão de conhecimento e absorção de conteúdo. Desta maneira, esta experiência mostrou-se positiva e singular para o processo de ensino-aprendizagem da anatomia no curso médico, pois a mesma estimulou de diversas formas a criatividade, memória e trabalho em grupo dos participantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Josival P. Araújo Junior, Universidade Federal de Campina Grande

    Acadêmico do curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras

  • Gabriel A. S. Galvão, Universidade Federal de Campina Grande

    Acadêmico do curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras

  • Patricia Marega, Universidade Federal de Campina Grande

    Professores de Anatomia Humana da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras

  • Josemberg S. Baptista, Universidade Federal do Espírito Santo

    Professor de Anatomia Humana da Universidade Federal do Espírito Santo

  • Eduardo H. Beber, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Professor de Anatomia Humana da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares

  • Carlos E. Seyfert, Universidade Federal de Campina Grande

    Professores de Anatomia Humana da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras

Downloads

Publicado

2014-03-30

Edição

Seção

Descrição de Métodos e Técnicas

Como Citar

1.
Araújo Junior JP, Galvão GAS, Marega P, Baptista JS, Beber EH, Seyfert CE. Desafio anatômico: uma metodologia capaz de auxiliar no aprendizado de anatomia humana. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de março de 2014 [citado 24º de abril de 2024];47(1):62-8. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/80100