Sofrimento psíquico na equipe de transplante de medula óssea - uma revisão integrativa

Autores

  • Daphne R. Pereira Instituto Nacional de Cancer
  • Elaine A. Cortez Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i2p104-111

Palavras-chave:

Equipe de Assistência ao Paciente, Transplante de Medula Óssea, Estress Psicológico

Resumo

Modelo: Revisão integrativa de publicações com modelo descritivo.

Objetivo do estudo: Identificar e analisar artigos referentes ao impacto da rotina do transplante sobre a saúde mental da equipe interdisciplinar de transplante de medula óssea.

Metodologia: Foram utilizadas as bases de dados LILACS, Embase, ProQuest e Medline, além do Portal da UNIFESP e da Editora Atheneu; com artigos pesquisados nos idiomas inglês, português e espanhol, sem limite de data de publicação e cujo foco era o profissional de saúde.

Resultados: Observou-se um hiato na produção científica em relação a este viés, pois a maioria dos trabalhos privilegia o desenvolvimento dos aspectos técnicos – tanto do procedimento, quanto da equipe  que realiza o transplante -, em detrimento da atenção aos fatores psíquicos que permeiam a práxis do profissional de saúde.

Conclusões: Os achados, apesar de escassos, confirmam a hipótese inicial de que há um sofrimento psíquico na equipe de TCTH e sinalizam a lacuna existente de pesquisas na área. É proposta uma discussão, com diversos referenciais teóricos, para tentar compreender o que subjaz a esta questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daphne R. Pereira, Instituto Nacional de Cancer

Psicóloga do Centro de Transplante de Medula Óssea do Instituto Nacional de Cancer, Especialização em Terapia de Família.

Elaine A. Cortez, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Professora Adjunta da Universidade Federal
Fluminense Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa,
doutora e mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro,
especialista pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

1.
Pereira DR, Cortez EA. Sofrimento psíquico na equipe de transplante de medula óssea - uma revisão integrativa. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de junho de 2014 [citado 26 de novembro de 2022];47(2):104-11. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/84555

Edição

Seção

Artigo de Revisão
Bookmark and Share