Abordagens pedagógicas e sua relação com as teorias de aprendizagem

Autores

  • Cristiane Martins Peres Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Marta Neves Campanelli Marçal Vieira Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Elisa Rachel Pisani Altafim Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Michela Bianchi de Mello Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto
  • Kemen Samder Suen Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p249-255

Palavras-chave:

Teorias de Aprendizagem, Modelos Pedagógicos, Tendências Pedagógicas

Resumo

A prática docente demanda o conhecimento de como o indivíduo aprende, como se origina e se desenvolve o aprendizado e como se transforma em experiência significativa de aprendizagem. O objetivo deste artigo é apresentar as concepções teóricas sobre o processo de aprendizagem dos indivíduos e sua relação com as abordagens pedagógicas adotadas nos modelos de cursos de graduação. Nesse sentido, os modelos pedagógicos foram agrupados de forma sintetizada, em modelos que se distinguem por estarem centrados no professor; no estudante; no saber; no meio de comunicação ou na técnica; no contexto social e na interação. Foram apresentadas algumas das principais vertentes discutidas na área da Psicologia do Desenvolvimento Humano, que influenciaram as tendências pedagógicas, como a Inatista, a Ambientalista/Behaviorista, e as Interacionistas. Discute a necessidade das práticas educativas serem conceitualmente fundamentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Martins Peres, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Educadora do Centro de Apoio Educacional e Psicológico, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São
Paulo (FMRP-USP)

Marta Neves Campanelli Marçal Vieira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Professora Doutora do Departamento de Puericultura e Pediatria, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Elisa Rachel Pisani Altafim, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental,
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

 

Michela Bianchi de Mello, Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Toxicologia,
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Kemen Samder Suen, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica,
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2014-11-03

Como Citar

1.
Peres CM, Vieira MNCM, Altafim ERP, Mello MB de, Suen KS. Abordagens pedagógicas e sua relação com as teorias de aprendizagem. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 3 de novembro de 2014 [citado 21 de abril de 2021];47(3):249-55. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86611

Edição

Seção

Capítulos
Bookmark and Share

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)