Abordagens pedagógicas e sua relação com as teorias de aprendizagem

Autores

  • Cristiane Martins Peres Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Marta Neves Campanelli Marçal Vieira Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Elisa Rachel Pisani Altafim Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Michela Bianchi de Mello Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto
  • Kemen Samder Suen Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p249-255

Palavras-chave:

Teorias de Aprendizagem, Modelos Pedagógicos, Tendências Pedagógicas

Resumo

A prática docente demanda o conhecimento de como o indivíduo aprende, como se origina e se desenvolve o aprendizado e como se transforma em experiência significativa de aprendizagem. O objetivo deste artigo é apresentar as concepções teóricas sobre o processo de aprendizagem dos indivíduos e sua relação com as abordagens pedagógicas adotadas nos modelos de cursos de graduação. Nesse sentido, os modelos pedagógicos foram agrupados de forma sintetizada, em modelos que se distinguem por estarem centrados no professor; no estudante; no saber; no meio de comunicação ou na técnica; no contexto social e na interação. Foram apresentadas algumas das principais vertentes discutidas na área da Psicologia do Desenvolvimento Humano, que influenciaram as tendências pedagógicas, como a Inatista, a Ambientalista/Behaviorista, e as Interacionistas. Discute a necessidade das práticas educativas serem conceitualmente fundamentadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristiane Martins Peres, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

    Educadora do Centro de Apoio Educacional e Psicológico, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São
    Paulo (FMRP-USP)

  • Marta Neves Campanelli Marçal Vieira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

    Professora Doutora do Departamento de Puericultura e Pediatria, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

  • Elisa Rachel Pisani Altafim, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental,
    Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

     

  • Michela Bianchi de Mello, Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Toxicologia,
    Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

  • Kemen Samder Suen, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica,
    Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2014-11-03

Edição

Seção

Capítulos

Como Citar

1.
Peres CM, Vieira MNCM, Altafim ERP, Mello MB de, Suen KS. Abordagens pedagógicas e sua relação com as teorias de aprendizagem. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 3º de novembro de 2014 [citado 16º de julho de 2024];47(3):249-55. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86611