Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais

Autores

  • Cacilda da Silva Souza Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Alessandro Giraldes Iglesias Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Antonio Pazin-Filho Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p284-292

Palavras-chave:

Metodologias de Ensino-aprendizagem, Estratégias inovadoras, Educação Superior, Educação em saúde

Resumo

Novos desafios se impõem nos cenários atuais da educação e currículos universitários altamente complexos. Para atender as demandas sociais, transformações na educação de profissionais de saúde e novas formas de trabalhar com o conhecimento foram exigidas do aparelho formador. Nesse artigo serão discutidos: o avanço em diferentes âmbitos, as características e obstáculos para a ruptura com a estrutura tradicional e a implantação de metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras, sob a perspectiva institucional, do docente e do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cacilda da Silva Souza, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Docente e Chefe da Divisão de Dermatologia do Departamento
de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão
Preto – Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

Alessandro Giraldes Iglesias, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Médico egresso da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP-USP); Especialista em Cardiologia; Pós-Graduando no Programa de Ensino em Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP-USP); Professor do Curso de Medicina da Universidade do Planalto Catarinense.

Antonio Pazin-Filho, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Professor Associado II e Chefe da Divisão de Emergências Clínicas do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Coordenador do Laboratório de Simulação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP-USP)

Downloads

Publicado

2014-11-03

Como Citar

1.
Souza C da S, Iglesias AG, Pazin-Filho A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 3 de novembro de 2014 [citado 3 de dezembro de 2021];47(3):284-92. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86617

Edição

Seção

Capítulos
Bookmark and Share

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>