Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais

Autores

  • Cacilda da Silva Souza Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Alessandro Giraldes Iglesias Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Antonio Pazin-Filho Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p284-292

Palavras-chave:

Metodologias de Ensino-aprendizagem, Estratégias inovadoras, Educação Superior, Educação em saúde

Resumo

Novos desafios se impõem nos cenários atuais da educação e currículos universitários altamente complexos. Para atender as demandas sociais, transformações na educação de profissionais de saúde e novas formas de trabalhar com o conhecimento foram exigidas do aparelho formador. Nesse artigo serão discutidos: o avanço em diferentes âmbitos, as características e obstáculos para a ruptura com a estrutura tradicional e a implantação de metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras, sob a perspectiva institucional, do docente e do aluno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cacilda da Silva Souza, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

    Docente e Chefe da Divisão de Dermatologia do Departamento
    de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão
    Preto – Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

  • Alessandro Giraldes Iglesias, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

    Médico egresso da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP-USP); Especialista em Cardiologia; Pós-Graduando no Programa de Ensino em Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP-USP); Professor do Curso de Medicina da Universidade do Planalto Catarinense.

  • Antonio Pazin-Filho, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

    Professor Associado II e Chefe da Divisão de Emergências Clínicas do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Coordenador do Laboratório de Simulação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP-USP)

Downloads

Publicado

2014-11-03

Edição

Seção

Capítulos

Como Citar

1.
Souza C da S, Iglesias AG, Pazin-Filho A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 3º de novembro de 2014 [citado 15º de abril de 2024];47(3):284-92. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86617