Avaliação formativa e feedback como ferramenta de aprendizado na formação de profissionais da saúde

Autores

  • Marcos C. Borges Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Carlos H. Miranda Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Rodrigo C. Santana Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Valdes R. Bollela Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p324-331

Palavras-chave:

Avaliação formativa, Feedback, Ensino médico

Resumo

As diferentes formas de avaliação são elementos centrais do processo de ensino-aprendizagem de qualquer programa educacional, e devem ser bem planejadas e implementadas em todas as propostas curriculares, especialmente na formação de profissionais na área da saúde. Uma avaliação do estudante adequada e de qualidade guarda estreita relação com a competência e capacitação do profissional que será entregue à sociedade. Neste contexto, a avaliação formativa e a capacitação dos professores para prover feedback efetivo, frequente, e de qualidade são fundamentais na formação dos futuros profissionais da saúde. Este artigo faz uma revisão sobre avaliação formativa, feedback e debriefing.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos C. Borges, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
    Professor Doutor. Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Carlos H. Miranda, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

    Médico Assistente. Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

  • Rodrigo C. Santana, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
    Professor Doutor. Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Valdes R. Bollela, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
    Professor Doutor. Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2014-11-03

Edição

Seção

Capítulos

Como Citar

1.
Borges MC, Miranda CH, Santana RC, Bollela VR. Avaliação formativa e feedback como ferramenta de aprendizado na formação de profissionais da saúde. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 3º de novembro de 2014 [citado 10º de outubro de 2024];47(3):324-31. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86685