Avaliação de programas educacionais nas profissões da saúde: conceitos básicos

Autores

  • Valdes R. Bollela Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Clínica Médica
  • Margaret Castro Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Clínica Médica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p333-342

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Currículo, Educação médica, Escolas para profissionais da saúde, Garantia da qualidade dos cuidados em saúde, Segurança do paciente

Resumo

O conceito de avaliação de programas educacionais ainda é relativamente desconhecido de muitos professores e gestores do ensino superior e, muitas vezes, é confundido com avaliação de estudantes. Avaliação é uma das áreas que mais cresceu em importância nas últimas décadas; em parte pela pressão da sociedade e também pela necessidade de mecanismos estruturados e regulares de avaliação formal para o credenciamento e recredenciamento de cursos superiores na área da saúde. Este movimento no Brasil segue uma tendência mundial de busca de sistemas comuns de certificação e acreditação. O objetivo é garantir, tanto quanto possível, altos padrões de qualidade para programas que formam profissionais da saúde. Este artigo apresenta e discute conceitos básicos e modelos de avaliação de programas educacionais, que subsidiarão qualquer profissional da saúde/educação para compreender a essência desse tema tão amplo e desafiador.

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Biografia do Autor

Valdes R. Bollela, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Clínica Médica

Docente do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de
Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Margaret Castro, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Clínica Médica

Docente do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de
Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

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Publicado

2014-11-03

Como Citar

1.
Bollela VR, Castro M. Avaliação de programas educacionais nas profissões da saúde: conceitos básicos. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 3 de novembro de 2014 [citado 10 de agosto de 2022];47(3):333-42. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86686

Edição

Seção

Capítulos
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