O Ensino da bioética na graduação do profissional de saúde

Autores

  • Letícia M. Paiva Universidade de Brasília
  • Dirce Guilhem Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde
  • Ana Luiza L. Sousa Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i4p357-369

Palavras-chave:

Bioética, Currículo, Ensino, Instituições Acadêmicas, Tomada De Decisões

Resumo

Modelo do estudo: Revisão sistemática da literatura. Objetivo: Conhecer a produção científica que explora sobre o ensino da Bioética no processo ensino-aprendizagem dos profissionais de saúde. Metodologia: Estudo exploratório que identificou artigos sobre o ensino da Bioética na graduação do profissional de saúde, publicados no período de 2005 a julho de 2013, publicados nas línguas português, inglês e espanhol. Resultados: Foram selecionados 38 artigos, com o maior número de publicações em 2009, na área de medicina, com predomínio de artigo original/empírico (50%). A maioria dos artigos encontrados abrangeu o ensino da Bioética na graduação (n = 14; 36,84%). Conclusão: De acordo com os resultados obtidos na presente pesquisa, há uma unanimidade entre os autores quanto a importância da introdução da disciplina de Bioética nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em saúde.

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Biografia do Autor

  • Letícia M. Paiva, Universidade de Brasília
    Aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Brasília.
  • Dirce Guilhem, Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde

    Professora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade
    de Brasília

  • Ana Luiza L. Sousa, Universidade Federal de Goiás

    Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal
    de Goiás

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Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

1.
Paiva LM, Guilhem D, Sousa ALL. O Ensino da bioética na graduação do profissional de saúde. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de dezembro de 2014 [citado 9º de outubro de 2024];47(4):357-69. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/89580