O Ensino da bioética na graduação do profissional de saúde

Autores

  • Letícia M. Paiva Universidade de Brasília
  • Dirce Guilhem Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde
  • Ana Luiza L. Sousa Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i4p357-369

Palavras-chave:

Bioética, Currículo, Ensino, Instituições Acadêmicas, Tomada De Decisões

Resumo

Modelo do estudo: Revisão sistemática da literatura. Objetivo: Conhecer a produção científica que explora sobre o ensino da Bioética no processo ensino-aprendizagem dos profissionais de saúde. Metodologia: Estudo exploratório que identificou artigos sobre o ensino da Bioética na graduação do profissional de saúde, publicados no período de 2005 a julho de 2013, publicados nas línguas português, inglês e espanhol. Resultados: Foram selecionados 38 artigos, com o maior número de publicações em 2009, na área de medicina, com predomínio de artigo original/empírico (50%). A maioria dos artigos encontrados abrangeu o ensino da Bioética na graduação (n = 14; 36,84%). Conclusão: De acordo com os resultados obtidos na presente pesquisa, há uma unanimidade entre os autores quanto a importância da introdução da disciplina de Bioética nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia M. Paiva, Universidade de Brasília

Aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Brasília.

Dirce Guilhem, Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde

Professora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade
de Brasília

Ana Luiza L. Sousa, Universidade Federal de Goiás

Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal
de Goiás

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

1.
Paiva LM, Guilhem D, Sousa ALL. O Ensino da bioética na graduação do profissional de saúde. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de dezembro de 2014 [citado 25 de setembro de 2023];47(4):357-69. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/89580

Edição

Seção

Artigo de Revisão
Bookmark and Share