O PAPEL DO DOCENTE NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Vital Paulino Costa Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo -FM/USP e Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v35i4p505-508

Palavras-chave:

Universidade. Ensino, Pesquisa. Comunidade. Responsabilidade.

Resumo

A docência universitária é o produto final de um longo e custoso processo formativo, que somente se concretiza, quando o docente se apercebe da necessidade e exerce intensa atividade de multiplicador cultural. Tal atividade exige um grau de conscientização, nem sempre adquirido após uma profícua produção científica. Este artigo visa discutir um tripé, no centro do qual deve se posicionar o docente pertencente à Universidade: o ensino, a prestação de serviços à comunidade e a pesquisa. Enfatiza-se a inter-relação entre os três componentes, assim como a necessidade de uma dedicação harmoniosa do docente a cada elemento da tríade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vital Paulino Costa, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo -FM/USP e Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Chefe do Setor de Glaucoma do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Docente. Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo -FM/USP e da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Downloads

Publicado

2002-12-30

Como Citar

1.
Costa VP. O PAPEL DO DOCENTE NA UNIVERSIDADE. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de dezembro de 2002 [citado 8 de dezembro de 2022];35(4):505-8. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/938

Edição

Seção

Ponto de Vista
Bookmark and Share