Impacto da implantação de um novo modelo de gestão embasado em indicadores no bloco cirúrgico de um hospital universitário

Autores

  • Alberto Facury Gaspar Universidade de São Paulo. Pós graduação do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde.
  • Daniel Martone Universidade de São Paulo. Pós graduação do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde.
  • Denise Cristina Carraro Universidade de São Paulo. Pós graduação do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde.
  • Gabriela Souza Assis Ferreira Universidade de São Paulo. Pós graduação do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde.
  • João Almiro Ferreira-Filho Universidade de São Paulo. Pós graduação do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde.
  • Roberto Cardoso Universidade de São Paulo. Hospital das Clínicas da FMRPUSP
  • Antonio Pazin-Filho Universidade de São Paulo. Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i1p33-40

Palavras-chave:

Enfermagem de Centro Cirúrgico, Indicadores, Indicadores de Gestão, Indicadores de Serviços, Procedimentos Cirúrgicos Operatórios.

Resumo

O centro cirúrgico, por suas particularidades e características, constitui uma das unidades mais complexas do ambiente hospitalar. Assim, percebe-se que o bom desempenho de um centro cirúrgico está diretamente relacionado com a qualidade de seus próprios processos e com os processos dos serviços que o apoiam. Em Julho de 2012, com a portaria 194 – HCRP (5), é estabelecido as Diretrizes Gerais de Funcionamento do Bloco Cirúrgico do HC campus. O objetivo do presente estudo é avaliar o impacto do novo modelo gerencial do Bloco Cirúrgico do Campus implantado. Trata-se de séria histórica descritiva e retrospectiva com análise de alguns indicadores comparando a nova gestão com a fase prévia. Nota-se melhora progressiva em alguns indicadores analisados, alcançando metas estipuladas pelo pró- prio Planejamento estratégico vigente. O presente estudo pode ilustrar o impacto de um modelo gerencial dentro do Centro Cirúrgico de um Hospital Escola Terciário de grande porte, mostrando os avanços alcançados e os pontos com oportunidades de melhoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Facury Gaspar, Universidade de São Paulo. Pós graduação do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde.

Alunos de pós graduação do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde.

Daniel Martone, Universidade de São Paulo. Pós graduação do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde.

Alunos de pós graduação do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde.

Denise Cristina Carraro, Universidade de São Paulo. Pós graduação do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde.

Alunos de pós graduação do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde.

Gabriela Souza Assis Ferreira, Universidade de São Paulo. Pós graduação do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde.

Alunos de pós graduação do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde.

João Almiro Ferreira-Filho, Universidade de São Paulo. Pós graduação do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde.

Alunos de pós graduação do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde.

Roberto Cardoso, Universidade de São Paulo. Hospital das Clínicas da FMRPUSP

Gestor do Bloco cirúrgico do Hospital das Clínicas da FMRPUSP

Antonio Pazin-Filho, Universidade de São Paulo. Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Professor Associado II e Chefe da Divisão de Emergências Clínicas do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Coordenador da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da FMRP-USP. Professor da disciplina Monitoria Profissional do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde.

Downloads

Publicado

2015-02-28

Como Citar

1.
Gaspar AF, Martone D, Carraro DC, Ferreira GSA, Ferreira-Filho JA, Cardoso R, Pazin-Filho A. Impacto da implantação de um novo modelo de gestão embasado em indicadores no bloco cirúrgico de um hospital universitário. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 28 de fevereiro de 2015 [citado 1 de dezembro de 2021];48(1):33-40. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/96842

Edição

Seção

Edição Temática
Bookmark and Share

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>