Cicatrização de feridas contaminadas tratadas com papaína*

Autores

  • Lacy Cardos de Brito Junior Universidade Federal do Pará
  • Pollyanna de Lucena Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i2p168-174

Palavras-chave:

Cicatrização de Feridas, Papaína, Úlcera, Staphylococcus aureus.

Resumo

Introdução: A papaína, uma enzima de origem vegetal, há muito é utilizada como alternativa para o tratamento de feridas associadas a processos infecciosos exuberantes, devido aos seus efeitos antiinflamatórios e cicatrizantes. Objetivos: Estudar os aspectos histológicos da cicatrização de feridas contaminadas tratadas com papaína. Métodos: Foram utilizados ratos Wistar (n=18), machos, adultos, que passaram por procedimento cirúrgico para a retirada de uma seção quadrada de pele da região cervical dos mesmos, e que foram divididos em dois grupos: Grupo I - Controle (n=9), contaminados com S. aureus e sem tratamento; e Grupo II – Tratado (n=9), contaminados com S. aureus e tratados com soluções de papaína de 10%, 6% e 4%, de acordo com as características das lesões. A análise histológica das áreas lesadas, coradas com Hematoxilina-eosina, foi realizada com 7, 14 e 21 dias. Resultados: Verificamos que a papaína auxiliou na modulação do processo inflamatório; formação e amadurecimento do tecido de granulação; organização das fibras colágenas; e aceleração da proliferação e organização da epiderme em feridas contaminadas, em todos os dias estudados. Conclusões: Nossos dados reforçam e complementam pesquisas que relacionam os efeitos cicatrizantes da papaína sobre feridas contaminadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lacy Cardos de Brito Junior, Universidade Federal do Pará
    Professor Doutor Adjunto IV do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA. Responsável Técnico pelo Laboratório de Patologia Geral - Imunopatologia e Citologia da UFPA.
  • Pollyanna de Lucena Ferreira
    Biomédica pela Universidade Federal do Pará

Downloads

Publicado

2015-04-26

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Brito Junior LC de, Ferreira P de L. Cicatrização de feridas contaminadas tratadas com papaína*. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 26º de abril de 2015 [citado 25º de abril de 2024];48(2):168-74. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/99751