Laboratório de habilidades e simulação clínica em época de Covid-19: possibilidades e recomendações práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.177075

Palavras-chave:

Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade, Simulação de Paciente, Treinamento por Simulação, Infecções por coronavírus, Laboratórios

Resumo

Este artigo teve por objetivo refletir sobre as possibilidades do laboratório de habilidades e simulação clínica enquanto espaço potencial para o treino e desenvolvimento de competências e habilidades no ensino em saúde, além de compartilhar estratégias para o planejamento docente e para o uso desses espaços em tempos de pandemia pela COVID-19. Estudo descritivo, exploratório e qualitativo realizado a partir da consulta a protocolos de recomendações sanitárias, diretrizes/planejamento de universidades públicas nacionais e internacionais para o retorno das atividades acadêmicas práticas em cursos da área da saúde e a opinião de especialistas em simulação clínica. São compartilhadas orientações específicas e comuns considerando os tipos de simulação propostas, estratégias de apoio às experiências clínicas simuladas, além de diretrizes sanitárias. Trata-se de recomendações que devem ser discutidas e adaptadas conforme as diferentes realidades, atualização de diretrizes sanitárias dos órgãos de saúde e educação, além do monitoramento do comportamento da pandemia causada pelo coronavírus em todo o mundo.

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Publicado

2021-07-07 — Atualizado em 2021-07-16

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde

Como Citar

1.
Costa RR de O, Mata Ádala N de S, Almeida RG dos S, Coutinho VRD, Alves LYM, Mazzo A. Laboratório de habilidades e simulação clínica em época de Covid-19: possibilidades e recomendações práticas. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 16º de julho de 2021 [citado 19º de abril de 2024];54(1):e177075. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/177075