Arquitetar para ensinar: design instrucional no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.184766

Palavras-chave:

Educação à Distância, Aprendizagem Online, Planejamento, Inclusão Educacional, Avaliação Educacional, COVID-19

Resumo

A pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) impôs um cenário mundial de isolamento social e suspensão de atividades didáticas presenciais em todos os níveis de ensino. Isto levou à adoção emergencial de estratégias de ensino remoto para dar continuidade, ainda que de forma limitada, às atividades didáticas. Por outro lado, boa parte dos professores, em todos os níveis de ensino, possuía pouco ou nenhum conhecimento e experiência com o ensino remoto. Embora as instituições de ensino tenham oferecido suporte, em maior ou menor grau, coube individualmente ao docente a maior parte da tarefa de se capacitar, preparar e oferecer suas unidades de ensino. Além disso, muitos cursos foram transferidos para o ambiente virtual sem as devidas adaptações, o que pode resultar em piores resultados de aprendizagem. Embora existam diferentes metodologias para planejar e implantar o ensino à distância, usando plataformas baseadas na rede mundial de computadores, o modelo ADDIE é bastante popular e relativamente simples de ser implantado e, por isso, foi escolhido para o desenvolvimento deste artigo. Dessa forma, apresentamos as etapas de análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação de curso oferecido de forma online. Além disso, incluímos elementos práticos como indicação de equipamentos, softwares, links e sugestões para completar estas etapas.

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Biografia do Autor

  • Anamaria Siriani de Oliveira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Ciências da Saúde

    Professora Associada do Departamento de Ciências da Saúde

  • Lúcia de Rezende Jayme, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Escritório de Relações Internacionais e Centro de Desenvolvimento

    Docente

  • Fausto Almeida, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Bioquímica e Imunologia

    Professor Doutor do Departamento de Bioquímica e Imunologia

  • Fábio Carmona, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Puericultura e Pediatria

    Professor Associado do Departamento de Puericultura e Pediatria

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Publicado

2021-08-20 — Atualizado em 2021-08-23

Como Citar

1.
Oliveira AS de, Jayme L de R, Almeida F, Carmona F. Arquitetar para ensinar: design instrucional no ensino remoto. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 23º de agosto de 2021 [citado 19º de abril de 2024];54(Supl 1):e-184766. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/184766