SIMULAÇÃO EM MANEQUINS: ASPECTOS TÉCNICOS

Autores

  • Minna Moreira Dias Romano Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São paulo
  • Antônio Pazin Filho Divisão de Cardiologia. Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v40i2p171-179

Palavras-chave:

Simulação. Educação Médica. Manequins.

Resumo

A simulação em manequins como técnica de apoio didático traz ao ensino a sedutora oportunidade de praticar ações clínicas em um ambiente muito próximo do real, de forma segura, e sem o risco da exposição do paciente ao ambiente de treinamento. Algumas ações que só poderiam ser demonstradas ao aluno, pois devem ser praticadas na clínica, por profissionais experientes, podem ser agora diretamente realizadas pelo aluno em manequins. Algumas características especiais deste tipo de ensino como o uso do manequim, a elaboração das estações práticas e seus casos clínicos, e o papel do instrutor são aqui descritas.

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Biografia do Autor

  • Minna Moreira Dias Romano, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São paulo

    Médica Assistente. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São paulo

  • Antônio Pazin Filho, Divisão de Cardiologia. Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

    Docente. Divisão de Cardiologia. Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

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Publicado

2007-06-30

Edição

Seção

Capítulos

Como Citar

1.
Romano MMD, Pazin Filho A. SIMULAÇÃO EM MANEQUINS: ASPECTOS TÉCNICOS. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de junho de 2007 [citado 16º de abril de 2024];40(2):171-9. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/314