Princípios de semiotécnica e de interpretação do exame clínico do abdômen

Autores

  • Ulysses G. Meneghelli Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP/USP
  • Ana L. C. Martinelli Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP/USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v37i3/4p267-285

Palavras-chave:

Exame Clínico. Semiologia. Inspeção. Auscultação. Palpação. Percussão. Abdomen.

Resumo

O propósito desta publicação é o de levar aos alunos de Graduação em Medicina alguns conhecimentos básicos sobre como fazer e como interpretar o exame clínico do abdômen. Para alcançar o objetivo, procurou-se desenvolver os vinte e oito objetivos enunciados pela coordenadoria do Curso de Semiologia Médica do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) e que são exigidos dos respectivos alunos, juntamente com a avaliação do desempenho prático. O conteúdo abrange, de forma sumária, os principais tópicos da inspeção, ausculta, palpação e percussão do abdômen.

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Biografia do Autor

  • Ulysses G. Meneghelli, Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP/USP

    Docente. Divisão de Gastroenterologia. Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP/USP

  • Ana L. C. Martinelli, Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP/USP

    Docente. Divisão de Gastroenterologia. Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP/USP

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Publicado

2004-12-30

Edição

Seção

Simpósio: Semiologia

Como Citar

1.
Meneghelli UG, Martinelli ALC. Princípios de semiotécnica e de interpretação do exame clínico do abdômen. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de dezembro de 2004 [citado 19º de abril de 2024];37(3/4):267-85. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/508