Métodos atuais de investigação do metabolismo protéico

aspectos básicos e estudos experimentais e clínicos

Autores

  • Júlio Sérgio Marchini Departamento de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Júlio C. Moriguti Divisão de Clínica Médica Geral e Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Gilberto J. Padovan Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Carla B. Nonino Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Silviane Maria Luna Vianna Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • José Eduardo Dutra de Oliveira Departamento de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v31i1p22-30

Palavras-chave:

Proteínas. Nutrição. Metabolismo. Aminoácidos.

Resumo

Os métodos de investigação do metabolismo protéico no homem, de uso clínico, incluem desde a avaliação da proteína ingerida até a determinação específica da capacidade de síntese protéica total. Na presente revisão, são discutidos aspectos práticos relacionados ao: teor protéico, digestibilidade e composição, em aminoácidos, de alimentos; excreção urinária de produtos nitrogenados; balanço nitrogenado; nível de aminoácidos plasmáticos; níveis de substâncias específicas, relacionadas ao metabolismo protéico, incluindo técnicas de biologia molecular; e, por fim, determinação da taxa corpórea de síntese protéica. O método a ser utilizado e/ou recomendado vai variar de acordo com as necessidades e objetivos específicos de cada situação clínica. A avaliação da ingestão protéica, sua correlação com o estado geral do paciente, bem como a forma de oferta, resultam em melhora da qualidade geral do atendimento médico, bem como beneficiam a própria recuperação do paciente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Júlio Sérgio Marchini, Departamento de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Docente da Divisão de Nutrição Clínica do Departamento de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Júlio C. Moriguti, Divisão de Clínica Médica Geral e Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Médico Assistente da Divisão de Clínica Médica Geral e Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Gilberto J. Padovan, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Químico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Carla B. Nonino, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Química do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Silviane Maria Luna Vianna, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Nutricionista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • José Eduardo Dutra de Oliveira, Departamento de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Docente da Divisão de Nutrição Clínica do Departamento de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

1998-03-30

Edição

Seção

Simpósio: Nutrição Clinica

Como Citar

1.
Métodos atuais de investigação do metabolismo protéico: aspectos básicos e estudos experimentais e clínicos. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de março de 1998 [citado 28º de março de 2024];31(1):22-30. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/7315