Extensão universitária na interface virtual: estratégias de aprimoramento docente e discente do curso de fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.184783

Palavras-chave:

Educação, Fisioterapia, Educação continuada, Saúde, Pandemia, Covid-19

Resumo

A pandemia causada pelo COVID-19, em 2020, resultou no esvaziamento das salas de aula como estratégia de distanciamento para a controle da disseminação do vírus. As universidades, através de seus gestores e docentes, buscaram maneiras de viabilizar a continuidade das atividades acadêmicas pautando-se na cooperação, solidariedade e inovação. Foi imprescindível buscar aprimoramentos para desenvolver o processo de aprendizagem no formato de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Neste cenário, a extensão universitária cumpriu um importante papel. Este trabalho relata o processo de criação dos projetos Aprimoramento Docente para Ensino Superior da Fisioterapia (ADES-FIT) e
Aprimoramento Discente para o Ensino Superior (ADES Jr.), seus objetivos e atividades realizadas. Acredita-se que iniciativas pautadas na colaboração e com o envolvimento ativo para o aprendizado possam ressignificar as experiências no contexto da universidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Maria E, Regueiro G, Cristine E, Mateus L, Gonçalves C, Maia M, et al. Ensino mediado por tecnologias no curso de Fisioterapia do Centro Universitário Barão de Mauá durante o período de pandemia da COVID-19 Teaching mediated by technologies in the Physiotherapy course of Barão de Mauá University Center during the COVID-19 pa. Rev Interdiscip Saúde e Educ. 2020;1(1):107–19. Available from: https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/36/24

Valente GSC, Moraes ÉB de, Sanchez MCO, Souza DF de, Pacheco MCMD. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: Reflexões sobre a prática docente. Res Soc Dev . 2020 Sep 9 ;9(9). Available from: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8153

Silva JA de O, Rangel DA, Souza IA de. Docência superior e ensino remoto. Rev Docência do Ensino Super . 2020 Nov 28 ;10:1–19. Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24717

Rezende IM de. Os reflexos de um mundo que (quase) parou por causa de um vírus e a reinvenção das instituições de ensino para (con)viver com ele. Rev Docência Ens Sup . 2020;10(e025195):1–4. Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/25195/19705

Castaman AS, Rodrigues RA. Educação a Distância na crise COVID - 19: um relato de experiência. Res Soc Dev . 2020 Apr 23;9(6):e180963699. Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3699

Teles G, Mara Romualdo Soares D, de Lima L, Carlos Loureiro R. Docência e Tecnologias Digitais na Formação de Professores: Planejamento e Execução de Aulas por Licenciandos Teaching and Digital Technologies in Teacher Education: Planning and Execution of Lessons by Graduates. Brazilian J Technol Braz J Technol . 2020 May 2;3(2):73–84. Available from: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJT/article/view/9459

Chiarella T, Bivanco-Lima D, Moura J, Marques MC, Marsiglia R. Aprendizagem na Educação Médica The Pedagogy of Paulo Freire and Medical Education. Rev Bras Educ Med. 2015; 39(3):418–25. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02062014

Alvim CG, Medeiros AM De, Freire C, Morais DA, Ruas CM, Vilaça ÊL, et al. SEÇÃO ESPECIAL : DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA CURSOS DA SAÚDE : INTEGRAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA. 2020;1–21.

Freire P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estud Avançados. 2001 Aug;15(42):259–68. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000200013&lng=pt&tlng=pt

Pachane GG, Pereira EMDA. a Importância Da Formação Didático-Pedagógica E a Construção De Um Novo Perfil Para Docentes Universitários. Rev Iberoam da Educ. 2004;33(1681–5653):1–13.

CUNHA AM de O, BRITO TT, CICILLINI GA. Dormi aluno (a)... acordei professor (a): interfaces da formação para o exercício do ensino superior. 29 a Reun Anu da ANPEd 2006 Caxambu. 2006; Available from: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT11-2544--Int.pdf

Pádua GD. “Esses professores precisam de reciclagem”: A avaliação dos estudantes da UFU sobre as práticas didático-pedagógicas dos docentes. DiversaPratica. 2012;01(1):135–52. Available from: https://dspace.ups.edu.ec/bitstream/123456789/5224/1/UPS-QT03885.pdf

Torres S, Otoni DL, Bourdieu P. MUDANÇAS NO PERFIL DOS ESTUDANTES DA UFMG : DESAFIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE CHANGES IN THE PROFILE OF UFMG STUDENTS : CHALLENGES FOR THE TEACHING PRACTICE. 2020;1–21.

Esteves M. Para a excelência pedagógica do ensino superior. Sisifo - Rev Ciências da Educ . 2008;(7):101–10. Available from: http://sisifo.fpce.ul.pt

Gusso HL, Archer AB, Luiz FB, Sahão FT, Luca GG de, Henklain MHO, et al. ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIRETRIZES À GESTÃO UNIVERSITÁRIA. Educ Soc. 2020;41:2020. Available from: https://doi.org/10.1590/ES.238957

Downloads

Publicado

2021-08-20 — Atualizado em 2021-08-23

Como Citar

1.
Ferreira FR, Ferreira Érica de MR, Vaz DV. Extensão universitária na interface virtual: estratégias de aprimoramento docente e discente do curso de fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 23º de agosto de 2021 [citado 23º de abril de 2024];54(Supl 1):e-184783. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/184783