Abordagem da criança com sopro cardíaco

Autores

  • Fernando Amaral Setor de Cardiologia Infantil do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • João A. Granzotti Setor de Cardiologia Infantil do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v31i3p450-455

Palavras-chave:

Sopros Cardíacos. Criança.

Resumo

Crianças com sopro cardíaco ocupam consideravelmente o tempo de trabalho ambulatorial em cardiologia pediátrica, sendo, inicialmente, essencial a diferenciação entre sopro inocente e patológico. A identificação do ruído deve ser feita, na maioria das vezes, pelo pediatra, durante o primeiro contato com a criança. A caracterização dos sopros inocentes e patológicos pode ser obtida sem necessidade de exames complementares, na grande maioria dos casos. Os tipos de sopro inocente mais comuns são o sopro vibratório de Still, o sopro sistólico no foco pulmonar e o sopro sistólico supraclavicular. A análise do sopro  atológico deve incluir detalhes como sua localização no tórax, intensidade e possível presença de ruídos adicionais. A observação criteriosa desses sopros permite o estabelecimento de um diagnóstico clínico na maioria dos casos, principalmente nas cardiopatias consideradas simples.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Amaral, Setor de Cardiologia Infantil do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Médico Assistente do Setor de Cardiologia Infantil do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • João A. Granzotti, Setor de Cardiologia Infantil do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Docente – Setor de Cardiologia Infantil do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de
    Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

1998-09-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

1.
Amaral F, Granzotti JA. Abordagem da criança com sopro cardíaco. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de setembro de 1998 [citado 16º de abril de 2024];31(3):450-5. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/7699