Princípios básicos de desenho curricular para cursos das profissões da saúde

Autores

  • Francisco José Candido dos Reis Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Cacilda da Silva Souza Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Valdes Roberto Bollela Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p272-279

Palavras-chave:

Currículo, Educação médica, Ocupações em saúde

Resumo

Nesta revisão são discutidos os aspectos conceituais e princípios básicos para a construção de currículos para os cursos de gradaução das profissões da saúde. Serão abordados alguns modelos, fundamentos e passos essenciais para a construção de currículos, em paralelo ao contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais. No planejamento e na organização dos currículos, é destacada a relevância do comprometimento do professor, aluno e equipe; do emprego de estratégias apropriadas no processo de ensino-aprendizagem e dos instrumentos de avaliação que possam contribuir para a revisão e melhorias do currículo proposto.

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Biografia do Autor

  • Francisco José Candido dos Reis, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

    Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de
    Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

  • Cacilda da Silva Souza, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

    Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina
    de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

  • Valdes Roberto Bollela, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

    Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina
    de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

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Publicado

2014-11-03

Edição

Seção

Capítulos

Como Citar

1.
Princípios básicos de desenho curricular para cursos das profissões da saúde. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 3º de novembro de 2014 [citado 29º de março de 2024];47(3):272-9. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86615