Avaliação do estudante – aspectos gerais

Autores

  • Maria Paula Panúncio-Pinto Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Luiz Ernesto de Almeida Troncon Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p314-323

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Estudante, Educação nas profissões da saúde

Resumo

A avaliação do estudante nas profissões da saúde desempenha um papel importante na sua formação. Avaliar significa obter informações que vão ajudar nas tomada de decisões. Assim, é necessário que o planejamento e a execução da avaliação considerem as suas múltiplas finalidades, entre as quais merece destaque a de reforçar o aprendizado (avaliação formativa). O foco da avaliação do estudante deve se concentrar não somente no conhecimento adquirido (habilidades cognitivas), mas também nos domínios psicomotor e afetivo. O planejamento de uma avaliação eficaz no cumprimento de suas funções, leva em conta os objetivos educacionais específicos de cada etapa da formação, de acordo com perfil final desejado de habilidades e competências. A escolha dos métodos deve se pautar no que se deseja avaliar e também nas finalidades da avaliação, considerando validade, fidedignidade, viabilidade, aceitabilidade, impacto educacional e efeito catalítico, como atributos indispensáveis a uma boa avaliação. No cenário atual brasileiro das profissões da saúde ainda prevalece o foco exclusivo na avaliação cognitiva, privilegiando a função somativa, em detrimento da formativa, referenciada por disciplinas e desconsiderando os aspectos afetivos e psicomotores de relevância à sua formação geral. A transformação deste cenário demanda considerar e privilegiar as perspectivas do estudante e capacitar os professores para a avaliação integrativa e transformadora, o que constitui atribuição das escolas, dos sistemas de saúde e dos órgãos reguladores da educação e das profissões.

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Biografia do Autor

  • Maria Paula Panúncio-Pinto, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

    Professora Doutora do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

  • Luiz Ernesto de Almeida Troncon, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

    Professor Titular do Departamento de Clínica Médica, Faculdade
    de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

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Publicado

2014-11-03

Edição

Seção

Capítulos

Como Citar

1.
Panúncio-Pinto MP, Troncon LE de A. Avaliação do estudante – aspectos gerais. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 3º de novembro de 2014 [citado 18º de abril de 2024];47(3):314-23. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86684